O Centro de Eventos do Ceará recebe a partir de hoje (15) a 26ª edição do PEC Nordeste, uma das maiores feiras agropecuárias do Norte e Nordeste do Brasil.
A feira, que se estende até o dia 17 de junho, ocupará todo o Pavilhão Oeste, sendo a terceira maior feira já realizada no equipamento e o maior evento agropecuário indoor do País.
Ao todo, serão cerca de 500 estandes distribuídos em 12 mil metros quadrados, sendo 4,2 mil m² de área montada. A feira é aberta ao público e a entrada é gratuita.
Mais de 120 ônibus com caravanas de produtores rurais de todas as regiões do Ceará irão ao evento. A expectativa é de que 50 mil pessoas passem pela feira durante seus três dias.
A solenidade de abertura será às 9 horas da quinta-feira, 15 de junho e contará com a presença do governador Elmano de Freitas, dentre outras autoridades.
Entre as novidades desta edição está a presença da aquicultura que reunirá criadores de tilápia e camarão. O segmento da carcinicultura irá realizar a Expocamarão, que contará com programação técnica.
A estreia da Expocamarão, exposição focada na aquicultura, nasceu de uma parceria entre a Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec) e a Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC).
“Estamos muito otimistas com a realização da Expocamarão no PEC Nordeste”, destaca Amílcar Silveira, Presidente da Faec, realizadora da feira junto com Senar/Sinrural em parceria com o Sebrae Ceará.
A cadeia do camarão envolve diversos segmentos do setor produtivo, como o de rações e equipamentos, e sua presença na feira irá favorecer a geração de negócios.
“Este é um dos principais setores do agronegócio cearense e a inclusão da carcinicultura preenche uma lacuna que tínhamos no PEC Nordeste”, completa Silveira.
Outras novidades serão os espaços exclusivos para o segmento pet e para a agroindústria da cachaça – que contará com 10 estandes.
A carcinicultura terá 78 estandes, o setor de laticínios terá 16 e o de máquinas e implementos agrícolas, 98. A área de jardinagem e floricultura contará com 12 estandes; e o de alimentação, 12.
Empresas fabricantes de implementos para irrigação, bombas hidráulicas, fertilizantes, defensivos agrícolas e sementes ocuparão 16 estandes.
Oito prefeituras municipais reservaram estandes. E o Espaço Pet terá 42 estandes de empresas fabricantes de rações e de lojas que comercializam produtos aos animais.
Durante o evento, o Sistema Faec/Senar, em parceria com o Sebrae Ceará, irá promover o 1º Encontro de Mulheres do Agro Cearense. O evento será realizado dia 17 de junho.
A programação completa da feira pode ser vista em http://pecnordeste.com.br/2023/