O Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a ApexBrasil, promove, entre os dias 14 e 17 de junho, a participação de três marcas verde-amarelas na feira Dallas Apparel & Accessories Market.
O evento, que acontece na cidade de Dallas, nos Estados Unidos, é considerado estratégico, pois além da geração de negócios com compradores da região, promove a imagem do produto nacional em um dos mercados mais concorridos do mundo.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que o mercado norte-americano vem aumentando suas importações de produtos brasileiros.
Desde 2016, quando iniciou a guerra comercial entre Estados Unidos e China, os compradores norte-americanos têm substituído, gradativamente, o consumo de calçados chineses por outros países.
“Neste contexto, a indústria calçadista brasileira se mostra como uma opção sustentável e de qualidade”, frisa a analista, ressaltando que o Brasil possui a maior estrutura produtiva de calçados fora da Ásia.
Participam da Dallas Apparel & Accessories Market, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Pegada, Petite Jolie e Schutz.
Entre janeiro e abril deste ano, as exportações de calçados brasileiros para os Estados Unidos aumentaram acima da média geral.
Dados elaborados pela Abicalçados apontam que, no quadrimestre, foram embarcados ao exterior 53,72 milhões de pares, pelos quais foram pagos US$ 434,65 milhões, incrementos tanto em volume (+32,6%) quanto em receita (+68,2) na relação com o mesmo período do ano passado.
As exportações para os Estados Unidos, principal destino do calçado brasileiro no exterior, foram determinantes para a performance positiva.
No acumulado dos quatro meses do ano, as exportações do setor para os Estados Unidos aumentaram 100% em volume e 122,7% em receita (para 8,52 milhões de pares e US$ 119,3 milhões).