Perto de abertura, 30ª Mercopar quer realizar uma edição histórica

Anúncio ABIMAD39

A 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial acontece entre os dias 5 e 7 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).

O evento reúne pequenos, médios e grandes negócios de segmentos variados como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, e Startups.

 A edição que marca os 30 anos da maior feira de inovação e negócios da América Latina terá mais de 300 expositores em 20.000m² de área ocupada.

Em 2020, a Mercopar bateu recorde com R$ 128 milhões em negócios gerados. Realizada em modelo híbrido, recebeu 7.184 visitantes presenciais e 5.038 acessos na plataforma online.

Anúncio

 De acordo com o presidente da Fiergs e do Conselho Deliberativo do Sebrae, entidades promotoras da Feira, Gilberto Porcello Petry, a Mercopar tem na edição de 2021 a missão de ser um vetor para a retomada da atividade industrial no Brasil.

“Muito além de um evento estratégico para o setor, tornou-se uma referência em protocolos de segurança, sendo a única feira industrial presencial realizada no país cumprindo todos os procedimentos em meio a pandemia do novo coronavírus”, afirma.

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, além da retomada econômica, a 30ª Mercopar representa um espaço para alavancar os negócios com novas oportunidades para o próximo ano.

A visitação durante os três dias é gratuita e limitada, mediante credenciamento online em https://sebraers.sigevent.com/visitantes/formularios.php?id_edicao=33, evitando aglomerações.

Protocolos de segurança sanitários

A edição de 2021 irá ocorrer de forma híbrida com o foco na geração de negócios e cumprindo todos os protocolos para garantir a segurança sanitária em meio a pandemia.

Por meio de um protocolo desenvolvido a partir de referências nacionais e internacionais, as ações atendem o decreto do Governo do Estado do RS.

Neste sentido, estão previstas medidas protetivas da rede hoteleira, no credenciamento e no controle de acessos dos participantes ao evento.

A medição de temperatura de todas as pessoas presentes e uso de máscaras permanecem obrigatórios, assim como a inscrição prévia e digital dos participantes, para evitar aglomerações.

O fluxo na feira segue controlado, por meio de espaçamentos pré-determinados e sinalizados em adesivagem no piso, com distanciamento mínimo de um metro e circulação em dois sentidos.

Para manter a segurança dos participantes, a feira terá entrada com tapetes higienizantes, separada da saída, além da limpeza constante de toda a estrutura utilizada. Dispensers e tótens com álcool em gel serão instalados em todos os espaços do evento, com higienização diária dos aparelhos de ar condicionado.

Haverá comunicação com alertas para o número máximo de pessoas, além da higienização frequente de ambientes, equipamentos, móveis e objetos durante todo o horário de funcionamento da feira, inclusive antes da abertura, após o fechamento e antes e depois de cada atividade. Saiba mais sobre os protocolos aqui.

Algumas atrações:

– Salão de Negócios

Já tradicional na Feira, o Projeto Comprador, que acontece durante os três dias, das 14h às 19h, terá rodadas presenciais e digitais.

O projeto visa a aproximar grandes, micros e pequenas empresas atendidas pelo Sebrae por meio do cruzamento das ofertas e demandas das organizações.

Já o Encontro Virtual de Negócios Internacionais, que proporciona agendas com organizações por meio de uma plataforma de matchmaking online, acontece das 10h às 18h, e, diferentemente de 2020, quando foi realizado de forma online e presencial, nesta edição da Mercopar, será totalmente virtual.

Ao todo, o Salão de Negócios irá contar com 258 compradores e 423 vendedores, que participarão do Projeto Comprador e do Encontro Virtual de Negócios Internacionais.

– Salão de Inovação

Disseminar aplicações e conteúdos aplicados à indústria e criar oportunidades de negócios entre empresas e startups.

Esse é o objetivo do Salão da Inovação, espaço conceito com foco na indústria 4.0.

A edição de 2021 contará em sua programação com desafios tecnológicos, matchmaking, demonstração de drones, conteúdos e desafios de pitches que conectam startups, grandes empresas, investidores e parceiros do ecossistema de inovação na Arena Sebrae Like a Boss.

– Conceito Indústria 4.0

Atração inédita na Mercopar, a Célula Conceito Indústria 4.0 levará para a feira um processo fabril produtivo. O espaço irá aproximar as premissas e ferramentas da Indústria 4.0 das empresas.

Além disso, apresentará a montagem de válvulas pneumáticas, peça utilizada em diversas máquinas, principalmente aquelas que exigem movimento, a partir da implantação de tecnologias habilitadoras como internet das coisas, integração de sistemas e inteligência artificial.

A projeção é de 64 peças produzidas por hora, durante os três dias da Mercopar. As soluções tecnológicas serão fornecidas por 13 empresas fornecedoras.

Todo o projeto está baseado no documento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que classifica quais são as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.nvestidores e parceiros do ecossistema de inovação na Arena Sebrae Like a Boss.

– Robôs da Mercopar 2021

Durante os três dias de evento, robôs que costumam exercer atividades em fábricas, terão suas tecnologias adaptadas para interagir com o público.

Entre as atrações estarão um AMR (robô móvel autônomo), que irá auxiliar os presentes na feira a se localizarem e encontrarem estandes.

Fórum Encadear Summit; Jornada 4.0; 1º Fórum da Cadeia Automotiva; V Fórum de Geração Distribuída e o Seminário Competitividade e Qualidade são apenas mais algumas das atrações.

Serviço

Data: 5, 6 e 7 de outubro
Horário: das 14h às 20h, com programações extras em horários especiais
Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (Rua Ludovíco Cavinato, 1431 – Caxias do Sul/RS)
Entrada: Gratuita e limitada
https://mercopar.com.br