De acordo com dados da última pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor faturou cerca de R$20,3 bilhões em 2017, com um crescimento de 7,9% em comparação a 2016. Os números de 2018 mostram uma estimativa de que o crescimento tenha ultrapassado dois dígitos, fazendo com que o Brasil figure entre os três países que mais faturaram nesse mercado, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Estes índices podem ser comprovados pelo crescimento no número de animais de estimação no país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existe cerca de 132,4 milhões de animais de estimação no Brasil, dos quais 52 milhões são cães, 22 milhões, gatos, e 58,4 milhões, os considerados exóticos, entre os quais aves e peixes. Com isso, vem uma preocupação cada vez maior com a saúde e bem-estar dos pets. E é esse mercado que estará representado na Pet South America, feira internacional de produtos e serviços para a linha pet e veterinária.
“Uma das novidades, neste ano, foi justamente o novo espaço PET VET, exclusivo para empresas de nutrição e saúde animal. Além da exposição de produtos de alta tecnologia, no pavilhão também foi realizado o Congresso Internacional PET South America. Em um modelo de palco 360°, mais de 800 participantes assistiram a palestras nacionais e internacionais. Também tivemos apresentação do Hospital Design dentro do pavilhão, um hospital modelo com os equipamentos e serviços mais modernos oferecidos no mercado”, diz Guilherme Sawa Martinez, gerente da Pet South America.
Devido ao sucesso da feira nos últimos anos, a edição de 2019 receberá diversos expositores das áreas de nutrição animal, higiene e beleza, saúde, acessórios e serviços que participarão do evento pela primeira vez. “Também teremos expositores que estão retornando à feira. Atenta ao ambiente de negócios e público altamente qualificado, o Laboratório Mundo Animal, por exemplo, volta à PET South America depois de seis anos. Com essas novidades, o número de marcas expositoras chega a 500, um crescimento de 35% comparado ao ano anterior”, explica Martinez.
Neste ano, a feira terá como novidade a área de conteúdo que foi totalmente reformulada. Antes conhecida como Arena do Conhecimento, dessa vez será o Talk PET. O encontro é um spot moderno e inovador que traz palestras dinâmicas e diferentes de tudo o que já foi apresentado no mercado.
Outra inovação é o Pet Cloud Innovation Challenge, um desafio organizado pela NürnbergMesse Brasil, em parceria com a Vet Smart e AHLD, que irá reconhecer ideias inovadoras (aplicativos, produtos, serviços, entre outros) no setor veterinário, oferecendo aos criadores a oportunidade de desenvolver suas atividades por meio de um programa de suporte especializado.
Os cinco melhores projetos serão avaliados após o período de inscrições. Os participantes apresentarão suas soluções para investidores-anjos e aceleradoras no palco do Congresso Internacional PET South America. Entre as premiações, um dos maiores e-commerce do segmento, a Pet Love, selecionará uma das startups para ser incubada.
Para promover uma proposta completa de conhecimento, junto com os maiores profissionais do mercado no mundo, a feira promove pela primeira vez o LAB, atração que acontece em paralelo ao Congresso e proporcionará uma sessão exclusiva, com palestrantes renomados e turmas reduzidas. Serão cinco especialidades para o congressista escolher qual quer participar: intensivismo, endoscopia, nutrição, felinos e anestesiologia, além de um procedimento final técnico.
Serviço:
Data: 21 a 23 de agosto de 2019
Horário: 13h às 21h
Local: São Paulo Expo
Site: https://www.petsa.com.br