Em meio à pandemia e ao cancelamento de eventos, os produtores e técnicos de eventos sentiram uma urgente necessidade de mudança, de dar mais visibilidade e representatividade a esta classe que foi tão afetada com a abrupta parada do setor.
A COVID-19 foi a “gota” que faltava para transbordar a vontade de se unirem e criar uma associação que abrace, promova e valorize os profissionais deste setor. Nasceu assim a Associação Nacional dos Produtores e Técnicos de Eventos, a Anprotec.
“O projeto de criação da Associação para produtores é um sonho antigo. Na minha passagem por grandes agencias já sentia a necessidade de termos um representante. Com o início da pandemia ficou claro a fragilidade deste mercado, reforçando a vontade de iniciar um trabalho que pudesse assegurar os direitos da classe, que pudesse equilibrar direitos e deveres entre quem contrata e quem é contratado”, explica Cláudia Silva, uma das participantes da criação da Anprotec.
Mesmo o setor de eventos tendo inúmeras associações, nenhuma abraçava especificamente esta classe. Agora, de acordo com Cláudia, “é a hora de reparar os danos dos anos de anonimato destes profissionais”.
Hoje uma realidade, a associação atravessa agora um momento de estruturação e desenvolvimento de um cronograma de trabalho que tem, como prioridade máxima, a regulamentação da profissão. “Também estamos buscando parceiros, associados e principalmente procurando saber e apoiar onde e como estão estes profissionais neste período de dificuldade para todos nós”, completa Silva.
Entre os propósitos da Anprotec estão: Agregar e lutar pelos interesses dos profissionais do setor; Buscar a integração e o fortalecimento da categoria , defendendo melhorias legislativas, burocráticas e judiciais que possam contribuir positivamente para todos; Coordenar , orientar os interesses dos associados através de representatividade e jurisdição em todo território nacional; Criar e desenvolver sistematicamente um calendário de atividades e ações integradas visando ampla divulgação e representatividade no mercado, além de networking entre os associados contribuindo para o desenvolvimento econômico político e social.
Atualmente o corpo diretivo da Anprotec conta com um grupo de 10 profissionais com formação diversificada e larga experiência no setor de eventos, bem como alguns colaboradores externos.
“A Anprotec não um projeto imediatista nem circunstancial, nem para favorecer grupo ou setores, é um projeto de vida que está sendo desenvolvido por profissionais com sede de mudança”, finaliza Cláudia Silva.
Mais sobre a associação você encontra em www.anprotec.com.br , pelas redes sociais @anprotec _e ou através da hashtag #Tudoportodos