A Prefeitura de São Paulo programou mais de 50 atividades, espalhadas por mais de 200 pontos da capital, para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil.
O destaque da programação é a remontagem histórica do grito de Dom Pedro, no dia 7 de setembro, no Parque da Independência.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, as programações fazem parte do Projeto Vozes da Independência.
“Essa data tem um significado especial para a nossa cidade, porque São Paulo foi o palco da declaração de independência, que ocorreu às margens do Córrego do Ipiranga”, disse o prefeito Ricardo Nunes
“É fundamental que todas as vozes da capital estejam representadas em todas as atividades que lembrarão o bicentenário”, completou.
Aline Torres, secretária municipal de Cultura, explicou que a comemoração será plural, descentralizada e grandiosa, “como a nossa São Paulo merece.”
“Nesse evento, colocamos as diversas narrativas brasileiras como protagonistas. Esse é o Bicentenário de todos os gritos da independência”, finaliza.
DESFILE
Neste ano, o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro na cidade de São Paulo será realizado em toda a extensão da pista central da Avenida Dom Pedro I, no bairro do Ipiranga das 8 às 12h30.
O evento acontece entre 08h e 12h, com presença de autoridades e grupos integrantes da sociedade civil.
O desfile será realizado em parceria com o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira.
Ainda haverá participação especial de militares como dos Paraquedistas Cometas, da Esquadrilha da Fumaça da FAB e da Cavalaria do Exército – os Dragões da Independência.
ENCENAÇÃO DO GRITO
A céu aberto, um grande espetáculo ocupará o Parque da Independência para uma encenação do Grito de Dom Pedro com um percurso histórico, social e cultural.
Abordando o sentimento de independência por várias óticas e vivências, o espetáculo tem como objetivo, valorizar a cultura nacional e sua importância na construção social, cultural e econômica do país.
OUTRAS ATIVIDADES
As atividades artísticas, marcadas por vozes diversas, também compõem a celebração da data – dentre elas, música, teatro, cinema, artes visuais, literatura, dança, intervenções artísticas e debates.
As programações ocupam pontos da cidade relacionados à ocasião, tal como a Praça do Patriarca, que recebe a escultura de José Bonifácio, patrono da independência.
Ações especiais acontecem em outros pontos culturais da cidade: Theatro Municipal, Solar da Marquesa, Casa do Grito, Casa de Cultura Chico Science e Vila Itororó.
No conjunto histórico do Parque da Independência, são pensadas intervenções artísticas especiais para permanecer para além dos eventos comemorativos.
Ele receberá exposições, iluminação especial e áudios-guias.
Confira abaixo mais informações da programação: