Prêmio Francal Top de Estilismo revela vencedores

Anúncio ABIMAD39

A noite de 2 de julho foi de fortes emoções para os finalistas do 22° Prêmio Francal Top de Estilismo, que compareceram à cerimônia de premiação realizada no primeiro dia da Francal 2017. Na ocasião, foi revelada a classificação dos vencedores das três categorias – Calçado Feminino, Calçado Masculino e Bolsa -, que além do troféu receberam o prêmio em dinheiro e o reconhecimento do mercado ao seu talento.

Na presença de lojistas, fabricantes, estilistas, jurados, entre outros profissionais ligados à cadeia do calçado e acessórios de moda, o presidente da Francal Abdala Jamil Abdala subiu ao palco para dar às boas vindas e agradecer a presença de todos.

“Quando a Francal tem o propósito de descobrir novos talentos, é sempre uma alegria premiar aqueles que se esmeraram em participar. Os 66 participantes do 22° Prêmio Francal Top de Estilismo, bem como, os nove finalistas, já são vencedores. Daqui, serão escolhidos os novos talentos que no futuro serão expositores da Francal e contribuirão para o progresso da indústria brasileira”, declarou.

Dando início à entrega dos troféus, a revelação dos vencedores começou pela Categoria Bolsa, que consagrou o prêmio de 1° lugar à Melissa Feder, de São Paulo. “Para mim é uma grande honra, estou muito feliz com essa conquista. Eu não esperava ganhar, pois são tantos talentos e propostas bem diferentes”, declarou emocionada.

Anúncio

Com uma proposta totalmente inovadora e cheia de criatividade, Melissa desenvolveu uma bolsa, que, segundo ela, é para facilitar o dia-a-dia de mulheres modernas que vivem na correria. Construído em couro, o modelo possui em sua parte interna uma caixa térmica para levar marmita. “Ao invés de carregar várias bolsas ao mesmo tempo, o modelo substitui todas elas atendendo mais de uma função”, explica.

Os demais vencedores da Categoria Bolsa foram Sirley Rodrigues Ordonis da Silva, da cidade de Caraguatatuba/SP, que ficou em segundo lugar, e Abraão Gomes Lacerda Cavalcante, de Campina Grande/PB, que ficou em terceiro.

Na categoria de Calçado Masculino, o primeiro colocado foi Ricardo Cardoso de Carvalho, de Franca, que estava na torcida minutos antes de dar início à premiação. “Olha, você tem que estar na expectativa positiva sempre, e não desmerecendo os outros calçados, obviamente, mas precisa estar confiante que você vai ser o primeiro colocado. Este é um prêmio muito legal que vai ajudar muito a minha carreira, principalmente, no setor de Franca, que é o centro do calçado masculino”, afirma.

Para a construção do calçado, Ricardo se inspirou na sustentabilidade, nos calçados ecológicos e ecofriendly. “Trabalho numa empresa, que presa muito esse lado de calçados sustentáveis, então eu tive todo apoio deles pra utilizar os componentes sustentáveis para montar meu protótipo”, declara.

Os demais vencedores da categoria foram Samuel Pasqual Xavier e César Fernandes Sousa, ambos de Franca, que ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Por fim, na categoria Calçado Feminino, Klivisson Dennison Campelo dos Santos levou o primeiro lugar, com um modelo criado para valorizar a brasilidade que, segundo ele, o mercado não oferece produtos com essa característica. Para elaborá-lo, o designer se baseou na mistificação brasileira e na diversificação de cores, e também na mania que a mulher tem de suspender um dos pés para descansá-lo.

“Pensando em todas essas questões, desenvolvi um calçado feminino com formas suaves e dinâmicas em alusão às formas do Pão de Açúcar que é o nosso cartão postal do Rio de Janeiro”. O solado é impresso em 3D, em material do tipo PETG, mais resistente e reutilizável.

Após a entrega dos troféus, os vencedores participaram de um sorteio em que concorriam a uma bolsa de estudos no Curso de Extensão One Year – Creative Course, Shoes & Bags – Design and Business oferecida pelo IED – São Paulo. O ganhador foi o designer Abraão Gomes Lacerda, que concorria ao Prêmio Francal em duas categorias: Calçado Feminino e Bolsa. “Eu estava muito na torcida para ganhar o curso, que acredito que vai agregar à minha carreira profissional”, afirma. Além da bolsa, também foi sorteado um celular aos vencedores. Quem levou o prêmio foi Samuel Pasqual Xavier.