Presidente da ApexBrasil visita obras do Pavilhão Brasil para a Expo 2025 Osaka

Anúncio

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, visitou nesta quinta-feira (13), em Osaka, as obras de implantação do Pavilhão Brasil para a Expo Universal 2025.

Viana foi acompanhado pela diretora Bia Lessa, renomada cenógrafa que foi convidada pela Agência para trabalhar na conceituação do pavilhão.

A Expo Universal 2025 será realizada de abril a outubro do próximo ano, sob  o tema “Projetando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas”.

Em parceria com o governo japonês, a Agência é responsável pela construção do Pavilhão Brasil, que terá área de aproximadamente mil metros quadrados em um prédio de dois pavimentos.

Anúncio

A ApexBrasil é a instituição responsável por gerir o Pavilhão Brasil em Exposições Universais desde 2010, tendo em seu portfólio a Expo Xangai 2010, Expo Milão 2015 e Expo Dubai 2020.

Viana participou de reuniões técnicas com a coordenação japonesa da Expo Osaka e anunciou que está cuidando pessoalmente do projeto para que o país possa surpreender.

“Todos os países do mundo estarão reunidos em Osaka a partir de abril de 2025. Serão seis meses de evento, onde vamos promover o Brasil e garantir oportunidades para que os governos estaduais e os diferentes setores da sociedade se apresentem para o mundo”, disse.

Ao lado da diretora, Viana detalhou o cronograma da obra, que será executada por três empresas.

Até outubro, a estrutura brasileira deverá estar pronta, quando então será iniciada a customização das partes interna e externa, da qual Bia Lessa vai participar.

A diretora já havia sido responsável pelo Pavilhão Brasil na Expo Universal de 2000, em Hanôver (Alemanha).

“A Bia é um talento dos mais experientes do Brasil nessa área. Estaremos prontos para fazer uma apresentação extraordinária e emocionar o mundo”, disse.

Na visita, Viana e Lessa participaram de coletiva à imprensa japonesa para adiantar as linhas gerais do projeto brasileiro.

Segundo eles, o tema do Pavilhão Brasil será “Respeito à diversidade”, destacando a necessidade e a possibilidade de coexistência harmônica de seres humanos, animais e florestas.

No espaço, serão usados, por exemplo, bonecos que se expandem e se contraem com a entrada e saída de ar. A expectativa é atrair 10 mil visitantes por dia ao longo da feira.

MISSÃO NO JAPÃO

Além da visita a Osaka, o presidente Jorge Viana e equipe da ApexBrasil estiveram em Tóquio, onde participaram de reuniões com a Embaixada do Brasil para estruturar a agenda de trabalho conjunto dos próximos meses e do início de 2025.

Também foi realizada visita técnica e reunião com o presidente do grupo Doutor Café, a principal rede de cafeterias de Tóquio.

No encontro, Viana reforçou o compromisso da ApexBrasil em fortalecer os laços comerciais e promover a excelência do café brasileiro para essa renomada empresa japonesa.

Atualmente, o Japão importa cerca de meio bilhão de dólares de café do Brasil.

“O Japão é um dos países asiáticos que mais consome café. Já o Brasil tem o melhor e maior volume de café do mundo. Por isso, vamos em busca de mais negócios”, finalizou Viana.