Aeroporto de São José dos Campos (SP), um dos locais beneficiados
A Política Nacional de Turismo junto com o Ministério do Turismo selecionaram destinos estratégicos fora das capitais para o Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil (SAC), que beneficiará 270 aeroportos brasileiros e incluirá 34 cidades pensando no desenvolvimento do turismo.
Segundo o Ministro do Turismo, Henrique Alves, “o desafio é aprimorar a malha aérea para ampliar a mobilidade dos visitantes e a integração de roteiros no país”.
O investimento do Governo Federal totaliza R$ 7,3 bilhões e tornará o turismo mais acessível para os brasileiros. O país já é o terceiro mercado do mundo em aviação doméstica comercial.
Serão 4 cidades com aeroportos construídos do zero, 17 não recebem voos comerciais regulares e devem contemplar esse tipo de operação após as adequações. Nos demais aeroportos que serão 13, é possível aproveitar a infraestrutura já existente.
O Programa de Aviação Regional tem o intuito de diminuir a distância entre destino e visitante. De acordo com a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, são cerca de 100 aeroportos em operação no interior do Brasil, mais de 40 milhões e brasileiros moram a mais de 100 km desses aeroportos.
“Queremos garantir a expansão da malha para integração do território nacional, desenvolvimento dos polos regionais, fortalecimento dos centros de turismo e a garantia do acesso das comunidades isoladas à saúde e inclusão social”, explicou Eliseu Padilha, Ministro da Aviação.
Para Antonio Azevedo, Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), o programa é uma conquista para o setor, vai revolucionar a aviação civil no Brasil e vai impactar positivamente no turismo do país.
Fonte: MTur