Programa Importador Francal 2019 gerou mais de US$ 11 milhões para calçadistas brasileiros

Anúncio ABIMAD39

Reconhecida como a principal feira brasileira para as exportações da indústria de calçados, a Francal 2019, encerrada no último dia 5 de junho, implementou uma nova metodologia em seu Programa Importador, para proporcionar negócios ainda mais consistentes e sustentáveis entre seus expositores e o mercado externo.

Desenvolvido em parceria com a Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, a iniciativa rendeu a comercialização de 697.210 pares de calçados, o equivalente a US$ 11,4 milhões. Foram realizadas 370 reuniões entre 102 empresas expositoras da Francal 2019 e 39 importadores convidados de 16 países: Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Índia, Martinica, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Qatar, Rússia e Uruguai.

Para se chegar a estes importadores e assegurar a qualidade das negociações, a metodologia levou em conta o potencial de negócios imediatos com tradicionais mercados compradores do calçado brasileiro, caso da América Latina, bem como oportunidades de negócios futuros com novos mercados dos demais continentes. Na seleção, foram consideradas, ainda, não apenas lojas e redes que trabalham com grandes volumes, mas também as que priorizam calçados com maior valor agregado e quantidades menores.

As informações dos produtos fornecidas pelas empresas expositoras interessadas em participar do programa foram posteriormente cruzadas com as demandas dos compradores, de modo a dar mais agilidade e foco às negociações. Cada importador foi acompanhado por um profissional da Abicalçados ou da Francal em suas visitas aos estandes e contou com todo respaldo necessário.

Anúncio

A gerente de Compras da 2Point, do Catar, elogiou a organização: “Tivemos uma reunião, recebi um portfólio de acordo com a minha faixa de preço e modelos, e já agendamos as reuniões. Não vejo esta organização em outras feiras”. Juan Carlos Velez, da colombiana Croydon, considerou o serviço da equipe de apoio muito produtivo, e Alejandro Venegas, da Ben & Valho, na Costa Rica, classificou como “o melhor serviço” das feiras que frequentou nos últimos anos. Da Nicarágua, Noval Valdivia, do Grupo Rio, avalia que iniciativas como o Programa Importador motivam os empreendedores da indústria de calçados e promovem o crescimento de cada empresa e do próprio país.