As ações do turismo para receber a Copa do Mundo FIFA 2014 estão em fase de finalização e até 31 de maio deverão estar concluídas. A sinalização turística para pedestres foi implantada (resta apenas um modelo para ser instalado), as novas Centrais de Informação Turística estarão em funcionamento em poucos dias e a capacitação do programa Brasil Voluntário já está em andamento.
Outro projeto apresentado e que ainda está em estudo pela SPTuris é a Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista. A ideia é que neste espaço fiquem concentradas todas as informações relativas ao turismo na cidade durante o período do evento, como: taxa de ocupação dos hotéis, movimentação dos aeroportos e terminais rodoviários, movimentação nos principais atrativos turísticos, dados de trânsito e transporte, informações sobre clima e previsão do tempo, ocorrências envolvendo turistas e muitos outros indicadores que ainda estão sob análise. Serão emitidos boletins diários e semanais contendo esses dados, além de outros que poderão ser atualizados em tempo real.
Além desses grandes projetos a SPTuris também está auxiliando o Ministério do Turismo a realizar os programas de capacitação profissional na cidade por meio do Pronatec. Mais de 7 mil paulistanos que trabalham da cadeia produtiva do turismo foram matriculados.
A SPTuris ainda está participando de uma série de iniciativas junto a Prefeitura de São Paulo, como o treinamento de atendentes de central telefônica 156 para a Copa, produção e distribuição de guias turísticos, promoção internacional da cidade em feiras de turismo fora do país, organização de press trips, além de auxiliar a Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no programa “Capacitação para o atendimento e a Prestação de Serviços as Pessoas com Deficiência para a Copa do Mundo e outros eventos”. A proposta do curso é a difusão de práticas de atendimento direcionadas às pessoas com deficiência e otimização da acessibilidade.