Seguindo o ritmo acelerado de crescimento de veículos movidos a bateria no Brasil, o Salão Latino Americano de Veículos Híbridos e Elétricos também se modernizou e foi atrás de grandes parceiros para dar continuidade a ascensão do mercado e para conseguir atender a demanda dos principais representantes desse setor.
Em 2018, a feira será promovida e realizada por uma das maiores promotoras de feiras no mundo, a alemã NürnbergMesse Brasil. O evento foi totalmente repaginado e chega de forma mais profissional, com mais negócios para toda indústria automobilística e de mobilidade urbana, além de trazer conteúdos de extrema importância para o mercado, elaborados por uma empresa especializada em pesquisas e dados do setor, como a Hiria.
Esta mudança de organização foi pensada estrategicamente para conseguir acompanhar a velocidade de expansão do mercado e também oferecer maior estrutura operacional, de comunicação e marketing, aumentando também a participação e a relevância do evento perante o setor.
“Nós acreditamos que o mercado de veículos elétricos e híbridos tem grande potencial de expansão no Brasil e nós queremos auxiliar neste processo. Vamos trazer um evento mais profissional, que atenda aos grandes fabricantes, mas que também ofereça conteúdo de qualidade. É um evento completo e o único focado neste segmento na América Latina. O ano de 2018 será histórico para este mercado. Porque vamos apresentar as soluções e necessidades, inclusive tendências internacionais, focada neste público de motores mais verdes e mobilidade”, explica João Paulo Picolo, presidente da NürnbergMesse Brasil.
Em 2018, o Salão será realizado de 18 a 20 de setembro no Transamerica Expo Center, que possui estrutura para receber carros elétricos, conferências, expositores e visitantes.
Nos anos anteriores, o evento era organizado por Ricardo Guggisberg, da MES Eventos. O empreendedor e especialista acompanha o setor desde 2012, mas também reconhece que precisava de um parceiro profissional para ajudar no desenvolvimento da feira. “Foram 14 anos de grande aprendizado. Conseguir realizar um evento de um setor tão novo no Brasil, como o de veículos híbridos e elétricos, foi um grande desafio. Porém, o VE precisava crescer e, para isto, a profissionalização era fundamental. A escolha pela NürnbergMesse Brasil foi uma consequência natural, pelo histórico da empresa e qualidade de seus eventos. Tenho certeza que edição de 2018 será um marco para setor”, finaliza Guggisberg.
A área de conteúdo do evento foi a que ganhou maior destaque. O Seminário será elaborado em conjunto com a Hiria, empresa especializada em pesquisa de mercado e que possui parceria com grandes instituições internacionais. Esta mentoria com profissionais especializados no mercado e com experiência internacional vai trazer para o Brasil tendências e inovações que já estão sendo discutidas na Europa e Estados Unidos.
Atrações
Os apaixonados por carros e motores verdes poderão ver de perto os últimos lançamentos do mercado e as novas tecnologias focadas em eletro mobilidade, bem como realizar test drive e ver os motores funcionando. Engenheiros e especialistas estarão a postos para tirar dúvidas sobre preços, compra de baterias, recargas, potência do motor, entre outros.
Para aqueles que tem pé atrás quanto a estrutura das cidades brasileiras, o evento terá palestras e debates legislativos que discutirão os investimentos nacionais em infraestrutura, buscando assim colocar o Brasil no mesmo patamar de países da Europa. Construtoras e concessionárias de energia vão mostrar todos os seus projetos para adaptação e desenvolvimento elétrico.
Já o Congresso C-Move, debaterá pontos determinantes para o desenvolvimento deste mercado, como o mapa atual e de perspectivas de marcos regulatórios e políticas de incentivo para o VE nas cidades e estados do Brasil e da América Latina e o papel da mobilidade elétrica no desenvolvimento da inovação no Brasil
Alguns temas confirmados no Seminário são “Marcos regulatórios, regulamentos e políticas de incentivo”, “Cenários e expectativas para o mercado brasileiro de veículos e mobilidade elétrica”, “Geopolítica e novo modelo de cooperação entre indústrias e setores”, entre outros.