Proteger a saúde, bem-estar e a vida no ambiente de trabalho deu o tom às palestras apresentadas no Proteminas 2024 – II Feira Mineira de Segurança, realizada em Belo Horizonte, de 09 a 11 de abril, no Expominas.
Durante os três dias de evento foram exibidas as mais modernas tecnologias e plataformas de ensino a serviço da segurança do trabalhador.
Pesquisas dão conta de que no Brasil a cada 3h00 e 40 minutos, uma pessoa morre por acidente de trabalho.
Episódios como Mariana e Brumadinho, por exemplo, teriam sido evitados com os recursos de um medidor de monitoramento ambiental – que esteve presente na feira.
Equipamento tem condições de monitorar diversos parâmetros ambientais remotamente, em tempo real e de forma simultânea.
Dotado de vários sensores, via tecnologia 5G, sistema de vibração possibilita o monitoramento de solo dentro de uma escala de frequência extremamente sensível.
Entre os parâmetros, estão temperatura, umidade, velocidade do ar e pressão barométrica. Monitora gases e partículas, visando a saúde ambiental.
Além dos novos equipamentos de proteção, a saúde mental do trabalhador foi tema de destaque na programação dirigida par os 3.864 visitantes credenciados.
A Proteminas também foi palco para a posse da nova diretoria da Associação Mineira de Engenharia de Incêndio (AMEI), com mandato até 2026:
– Presidente Gustavo Antonio da Silva; Vice-presidente Maria Cristina Tolentino Pereira; Diretor 1º Tesoureiro Alesandro Fabiano da Silva; Diretor 2º Tesoureiro Erika de Oliveira Rocha;
– Diretora 1ª Secretária Helen Josiane de Souza Turci; Diretora 2ª Secretária Carolina Pimentel da Silva; Diretor Social Romeu Ramos de Figueiredo Neto;
– Diretor Técnico Antonio Maria Claret de Gouveia; Diretor 2º Técnico Erika Esteves Lasmar; Conselheiro Fiscal Mauro Turci; Conselheiro Fiscal Marcelo Santana Silvino e Conselheiro Fiscal Alisson Ricardo Fonseca Teixeira.
De acordo com José Roberto Sevieri, CEO da Proma Feiras e diretor da Proteminas, a próxima edição da feira está confirmada, mediante a compra antecipada de estandes demandada pelas empresas expositoras.
“Em 2024, a Proteminas dobrou de tamanho e a tendência é manter esse ritmo de crescimento para a próxima edição”, finaliza Sevieri.