A ProWine São Paulo encerrou sua quinta edição com números impressionantes e que atestam a força do evento. Foram mais de 15 mil visitantes, ao longo de três dias de exposição.
A feira, totalmente voltada ao público B2B, criou um ambiente propício para negócios e networking, contando em sua área de exposição com 1.402 marcas de 34 países.
O evento promoveu inúmeras oportunidades para as marcas apresentarem seus produtos, lançarem novidades e fecharem parcerias estratégicas.
Outro destaque interessante é que o aplicativo desenvolvido pela organização, para facilitar o contato entre os players, atingiu mais de 200 mil interações.
Para 2025, o evento já tem data de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte. A feira ainda trouxe muito conteúdo e debates importantes para o setor.
O diretor da ProWine São Paulo, Christian Burgos, moderou a mesa redonda “Os Riscos do Imposto do Pecado”, que abriu a programação de uma das salas do ProWine Forum.
Participaram do debate o advogado especializado em estratégia tributária, José Renato Camilotti; o diretor executivo do Fecovinho, Hélio Marchioro; o diretor da Casa Flora, Adilson Carvalhal; e o CEO da Vinícola Góes, Claudio Góes.
A reforma tributária em andamento no país está gerando grande preocupação entre produtores de vinhos. Uma nova ferramenta do Banco Mundial projeta aumentos significativos nas alíquotas do Imposto Seletivo, que faz parte das mudanças fiscais propostas.
O Imposto Seletivo será aplicado sobre produtos considerados nocivos à saúde ou ao meio ambiente, como bebidas alcoólicas, produtos fumígenos e bebidas açucaradas.
Estima-se que cervejas e chopes possam enfrentar alíquotas de 46,3%, enquanto outras bebidas alcoólicas, incluindo o vinho, possam ser tributadas em até 61,6%.
Esse aumento preocupa especialmente o setor de vinhos, que, em muitos países, é classificado como um alimento, não como uma bebida alcoólica comum.
MASTERCLASSES
Na ProWine São Paulo, os visitantes desfrutam de uma experiência de degustação completa, enriquecida por parceiros especiais.
Nas masterclasses, o sabor sofisticado dos queijos Levitare complementa cada aprendizado, oferecendo uma harmonização única para os participantes.
E, elevando a experiência de cada brinde, as taças Tanyno proporcionam elegância e qualidade, essenciais para apreciar ao máximo cada rótulo apresentado.
A Henkell Freixenet, líder global na produção de vinhos espumantes, ofereceu experiências diversificadas aos visitantes da PWSP 2024, como sessões de drinques, uma masterclass exclusiva apresentando as principais plataformas de ensino de vinhos e um brinde em comemoração aos 50 anos de Cordon Negro, rótulo considerado principal Cava da marca.
Além disso, o grupo também selecionou os principais lançamentos do ano de 2024 para degustação.
Uma das experiências foi o “Spritz Perfeito!”, um momento dedicado ao drinque, liderado pelo Prosecco Mionetto, a marca de Prosecco italiano do grupo, em parceria com Aperol.