Pulseiras de identificação são uma forma eficaz de identificar os participantes de um evento, gerenciar o fluxo a determinadas áreas, identificar maiores e menores de idade ou garantir o acesso a determinados produtos, como bebidas alcóolicas, por exemplo.
A seguir, vamos ver algumas dicas referentes ao uso de pulseiras de identificação em diferentes tipos de eventos:
1. Personalize as pulseiras
Além de ser uma oportunidade de colocar sua marca em evidência durante o evento, a personalização das pulseiras coíbe possíveis fraudes, uma vez que as pulseiras genéricas passam a ser não aceitas.
Entre as informações que podem estar em sua pulseira estão o nome do evento, logo, data, local etc.
Para aumentar a segurança, é possível fazer a opção por pulseiras com marca d’água ou números sequenciais. Consulte essa possibilidade com seu fornecedor.
2. Para controlar o acesso restrito
O uso de pulseiras é uma boa alternativa na hora de qualificar o acesso do público para áreas restritas, como áreas VIPs, backstages, área de organizadores etc.
Caso o organizador já esteja usando pulseiras para ambos espaços – comuns e restritos – basta selecionar um novo modelo baseado em cores para fazer a diferenciação.
Desta forma, basta orientar a equipe de segurança sobre a diferenciação.
3. Não distribua as pulseiras antes de seu evento
Distribuir pulseiras antes do início do seu evento para facilitar o check-in pode ser um tiro no pé do organizador. Isso porque permite que surjam cópias piratas de suas pulseiras, e, uma vez copiadas, será necessário esforço duplicado e tempo para identificar as falsas.
Portanto, trate suas pulseiras com sigilo e nunca deixe que umas delas vaze.
4. Insira informações nas pulseiras infantis
Pulseiras podem ser úteis na hora de localizar crianças perdidas de seus pais. Para isso, basta escrever o número de telefone de seus responsáveis utilizando uma caneta fixadora nas pulseiras infantis no momento do check-in.
5. Materiais
Hoje, os dois materiais mais comuns utilizados na confecção das pulseiras são o Tyvek, da Dupont, e o Vitopaper. O primeiro é o mais tradicional, foi desenvolvido em 1955 utilizando fios de polietileno e possui boa durabilidade.
Já o Vitopaper é mais recente e inovador, uma vez que utiliza plásticos recicláveis em sua composição. Dessa forma, surge como uma alternativa sustentável para o seu evento.
6. Preço
De forma geral, o custo de uma pulseira fica em torno de R$ 0,20 para pedidos pequenos (até 500 unidades), mas pode cair para até R$ 0,09 em pedidos grandes (acima de 10.000 unidades).
O ideal é o organizador identificar diferentes fornecedores e negociar com cada um deles para encontrar o melhor acordo.
Por Vinicius Aguiari, city marketing manager da Eventioz