POR ROBERTA NONIS
Hoje em dia é muito comum eventos onde CEOs ou profissionais C-Level falam sobre suas carreiras e ressaltam suas trajetórias sempre com o objetivo de motivar outros profissionais em suas jornadas profissionais. Ok!
No entanto, recentemente me deparei com o termo “chegar ao topo” associado a ser CEO.
Afinal onde é o topo? Para mim é, e sempre foi, onde sou feliz.
Fui feliz ao iniciar minha carreira em eventos como recepcionista e naquela época, para uma menina de 19 anos de família classe média, estar em grandes centros de eventos, feiras gigantescas e hotéis bacanas usando uniformes elegantes, era o topo!
A partir daí as coisas aconteceram naturalmente, cresci e segui para a produção de convenções, depois para a hotelaria, organização de congressos até chegar à Gestora de Eventos e Viagens de uma grande indústria farmacêutica e em seguida escolher empreender como consultora para o mercado MICE;
Em todas estas etapas me senti feliz e realizada dentro da carreira que escolhi, em cada uma delas eu estava “no topo” porque jamais associei meu sucesso a um cargo C-Level.
Por isso, naquele momento, fiquei triste em imaginar que a plateia, predominantemente de mulheres muito jovens, saísse de lá com esta expectativa.
Afinal, os cargos C-Level são poucos e sem a galera da base fazendo a coisa acontecer, não há corporação ou evento que funcione.
Tentem fazer um evento sem técnico de som, ou sem recepcionista no credenciamento ou gerir uma empresa sem a assistentes, analistas e profissionais de limpeza, impossível certo?
Nos eventos que promovo ou nos que frequento faço questão de incluir e agradecer a todos os envolvidos.
Do palestrante Keynote, passando pela house, limpeza, segurança, produção, todos são igualmente importantes e merecem nosso bom dia e muito obrigado.
Este reconhecimento é importante para que todos se sintam necessários ao realizar seu trabalho com dignidade e eficiência e jamais criem a ilusão que sucesso é cargo de alto nível. Sucesso é trabalhar dignamente, pagar suas contas, cumprir com o que lhe é determinado e ser feliz.
*Roberta Nonis é CEO da Evento Único Consultoria e especialista em gestão estratégica de eventos corporativos com mais de 35 ano de experiência.