O setor de agronegócios potencializa a economia brasileira gerando riquezas e divisas para o nosso país. O evento FÓRUM NACIONAL DO AGRONEGÓCIO realizado pelo LIDE aconteceu no Royal Palm Plaza na cidade de Campinas e contou com várias personalidades do setor. “Vamos tratar de cinco gargalos centrais: sustentabilidade, agenda legislativa, insumos, comunicação e comércio internacional, e a ideia é que cada um desses nós, formem um documento com propostas ao executivo, legislativo e também ao setor privado para que o agro avance como tem que avançar”, explica Roberto Rodrigues, Ex-Ministro da Agricultura e Presidente do LIDE Agronegócios.
A história de Campinas é ligada ao agronegócio, na cidade existem o Instituto Agronômico e os Institutos CATI e ITAL ligados à área da agricultura e alimentação. “Campinas pode ser considerada a capital da pesquisa cientifica ligada à área da agricultura. Muitos problemas que tiveram no setor agrícola, as soluções partiram daqui”, diz o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette.
O agronegócio gera empregos, irriga a economia e fortalece a indústria. “São Paulo embora com apenas 2,5% do território brasileiro, responde por quase 30% do agronegócio do país”, comenta o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
O agronegócio também faz parte do DNA da Tetra Pak, pois envolve toda a produção da cadeia alimentar do Brasil. “A gente vem investindo há mais de 50 anos no setor, e acreditamos que com todo este trabalho de melhoria, vamos conseguir levar o produto agro até a mesa do consumidor com segurança e higiene”, disse Eduardo Eisler, Vice Presidente Estratégico da Tetra Pak.
Durante o encontro foi discutido um tema muito importante no desenvolvimento econômico do Brasil, o nó dos insumos e as questões regulatórias. “O Brasil tem de passar por três esferas diferentes a ANVISA, Ministério da Agricultura e o IBAMA, o que tem tornado muito complexa a aprovação de qualquer tecnologia”, comenta Alexandre Mendonça de Barros, Sócio-Diretor da MB Agro.
“São muitos nós a desatar. Os nós das mudanças climáticas, segurança sanitária assim como muitos outros, mas estamos seguros de que o Brasil esta preparado, pois o país conseguiu consolidar uma agricultura baseada em ciência e vamos fortalecê-la”, completa Mauricio Antônio Lopes, Presidente da Embrapa.
Temos na China um consumidor gigantesco e como tal, ele depende da oferta que o Brasil possa colocar no mercado para atender a essa demanda. “Este fórum é uma iniciativa de extraordinária importância, porque permite ao setor se reunir e discutir os grandes problemas da agricultura brasileira”, disse Clodoaldo Hugueney, Embaixador do Brasil em Pequim.
“O agronegócio brasileiro cresceu acima de dois dígitos nos últimos dez anos. Sempre acima de 10 %. Primeiro por ter terra boa, clima bom e acima de tudo, gente que trabalha e se dedica”, finaliza João Doria Jr., Presidente do Grupo Doria.
E mais…
A evolução da arquitetura
Foi realizada a 10° edição do Prêmio de Arquitetura Corporativa, que reuniu os principais arquitetos dos segmentos de móveis para escritórios e projetos corporativos. “Hoje é uma festa, onde os principais escritórios de arquitetura de todo o Brasil dos mais amplos segmentos estão presentes disputando o premio de melhor arquitetura corporativa”, festeja Ricardo Aronovich, presidente da FLEX EDITORA.
A GiroFlex Forma é uma empresa nacional que sempre esteve à frente no mercado, em termos de design, movimento de produtos e ergonomia. “Temos muito orgulho de ser pioneiros neste mercado de mobiliários e assentos corporativos no Brasil”, diz Tânia Costa, diretora de mkt da GiroFlex Forma.
Um dos premiados da noite foi Ivo Wohnrath, sócio fundador da A|W Athié Wohnrath Associados. “É um motivo de orgulho, pois esse evento é sempre muito marcante nessa área, e esse ano teve um motivo especial, que foi ganhar na categoria Green Building, pois temos investido muito na questão da sustentabilidade”.
E ainda…
Mar e negócios à vista
O setor náutico é um gerador de empregos. É um setor de mão de obras intensiva, seja na produção ou na manutenção dos barcos. Isso sem falar no lazer. “Fico feliz em poder retornar aqui pelo 3° ano e conferir as novidades deste importantíssimo setor para o turismo e renda. O Boat Show já uma tradição!”, diz Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo.
Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, a Mais Brasil realiza na cidade de Florianópolis uma prova inédita no País, o Extreme Sailing Series, os chamados barcos voadores. “A prova é realizada numa raia bem curta, bem próxima a terra onde poderemos montar uma estrutura de arena para que o público possa acompanhar toda a regata, com direito à narração, telão e tudo mais”, comenta Carlos Col, presidente MAIS BRASIL.
Dentre muitas novidades apresentadas na Boat Show o destaque vai para os barcos que já estão sendo fabricados no Brasil pela AZIMUT. “O AZIMUT de 60 pés, comporta oito pessoas, possui cabine de marinheiros, estabilizador que não deixa o barco balançar entre outras novidades”, esclarece José Moura, gerente de montagem da AZIMUT |BENETTI GROUP no Brasil.
Davide Breviglieri, CEO AZIMUT |BENETTI GROUP no Brasil, completa, “Nesse momento, o nosso grande desafio é o de construir o 70 pés fabricado no Brasil. Ou seja, estamos consolidando uma etapa muito forte da empresa no país, trabalhando intensamente nessas atividades”.
Essas e outras novidades você assiste no Radar Television do dia 04/11/2013.
Não perca!
REDE CNT – São Paulo – Net Digital 134 ou UHF 27.1 / Rio de Janeiro – Canal 9, Net Digital 22 /Curitiba – Canal 6, Net Digital 6 /Londrina – Canal 7, Net Digital 6 / Brasília – Canal 19, Net Digital 24 /Salvador – Canal 18 / SKY 176 / SKY HD 327-1 / Vivo Satélite 236 / Claro TV 126 e mais 70 emissoras em todo o Brasil.
Mais informações www.cnt.com.br
On Demand www.youtube.com/programaradartv