Realização de eventos no Mineirão injetou mais de um bilhão na economia de Minas

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Os eventos realizados no Complexo Mineirão geraram em 2022 um impacto sobre as vendas de R$ 1,16 bilhão na economia de Minas Gerais, sendo R$ 1,045 bilhão movimentado em Belo Horizonte.

Os dados foram apresentados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O impacto no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado foi estimado em 0,14%, o equivalente a R$ 767,68 milhões. Já na Capital o efeito projetado decorrente dos eventos no Mineirão sobe para 0,77% do PIB ou R$ 721,82 milhões.

O estádio recebeu um público de quase 3 milhões de pessoas em 2022, sendo dois terços para jogos e um terço para eventos, 152 no total, divididos entre culturais, corporativos, feiras e shows.

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“O ano de 2022 foi, sem dúvida, o melhor ano do Mineirão desde a reforma. Foi a primeira vez que Cruzeiro e Atlético escolheram o Mineirão como casa para toda a temporada”, diz o diretor do Mineirão, Samuel Lloyd.

“Paralelamente, com diálogo e planejamento, conseguimos ocupar a capacidade ociosa do estádio com shows e eventos”, completa.

A pesquisa do Ipead mostra que para cada R$ 1 gasto no Mineirão com ingressos, alimentos, bebidas e estacionamento em dias de jogos, R$ 3,97 são despendidos fora do estádio.

No caso dos eventos sociais, os gastos do lado de fora da Arena chegam a R$ 2,67. No geral, para todos os eventos pesquisados, o valor é de R$ 3,35 fora do Mineirão para cada R$ 1 gasto dos portões para dentro.

Ao todo, o público destes eventos movimentou cerca de R$ 963 milhões, com mais de R$ 575 milhões gastos durante os eventos esportivos e R$ 388 milhões nos eventos sociais.

Os setores impactados fora da arena incluem serviços de hospedagem, alimentação, transporte, entre outras atividades.

O levantamento do Ipead mostra ainda o impacto do Mineirão na geração de empregos. Os eventos no estádio em 2022 geraram 7.232 postos de trabalho no Estado, sendo 6.984 em Belo Horizonte, o que representaria 0,63% dos empregos na capital.

Só em BH, as rendas de salários gerados somam R$ 350 milhões. Do total de ocupações geradas, 59% se deram pelos jogos de futebol e 41% por eventos sociais.

Essa é a segunda vez em que o Ipead realiza uma pesquisa abordando este tema. Em 2019 a instituição revelou que os eventos no Mineirão movimentaram cerca de R$ 662 milhões na economia mineira.

A comparação entre os dois levantamentos ainda está sendo elaborada pelos pesquisadores, visando uma correção para valores presentes, mas já é possível avaliar a eficiência da operação do Mineirão ao longo do tempo.

O superintendente geral do Ipead, Renato Mogiz, revela que o Mineirão ampliou sua eficiência como equipamento multiuso de apoio à cultura do entretenimento, se comparado com o que foi observado em 2019.

“O Mineirão entregou shows e jogos a um público consideravelmente maior, ao mesmo tempo em que conseguiu viabilizar redução no custo do acesso ao entretenimento na arena”, finaliza.