A Associação Desportiva para Deficientes (ADD) terá uma participação especial na 17ª Reatech — Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade.
Em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), ela não estará no evento somente como expositor, mas também com uma arena esportiva de 1000 m².
Montada especialmente para a ocasião, a arena será palco de uma série de atividades e contará com quadra poliesportiva, minipista de atletismo e uma miniquadra.
Até agora as modalidades confirmadas são basquete e rugby em cadeira de rodas, golbol, bocha, tênis de mesa e vôlei sentado – no total, serão 32 horas de programação.
No sábado, 3 de setembro, graças a uma parceria entre a ADD e o Instituto Maurício de Sousa, os personagens da Turma da Mônica também marcarão presença.
Busca-se, assim, promover a integração e a união entre jovens e adultos, com e sem deficiência.
“O esporte é por si só uma poderosa ferramenta de inclusão, gerando independência e autonomia em diversos âmbitos da vida”, explica Eliane Miada, diretora e fundadora da ADD.
“Ele maximiza o potencial de superação, tanto quanto às dificuldades que uma pessoa encontra em razão de sua deficiência, tanto em relação a aspectos socialmente impostos, como preconceitos e falta de acessibilidade”, completa.
Segundo Miada, o esporte ajuda ainda na conscientização, e aguça o senso crítico das pessoas sobre o poder que elas têm de buscar os seus direitos.
“O objetivo é fazer com que os programas esportivos para pessoas com deficiência se mantenham sempre em evidência”, afirma.
De acordo com Miada, com as paralimpíadas existe um grande pico de visibilidade, que volta a baixar quando o evento chega ao seu fim.
“Provemos recursos e capacitação para entidades do paradesporto de diversos pontos do País. Projetos, como os realizados na Reatech, também contribuem”, conclui.
A Reatech acontecerá entre os dias 1º e 4 de setembro no São Paulo Expo, e a expectativa é reunir pelo menos 300 expositores e receber mais de 52 mil visitantes.
“O evento tem o papel de promover a inclusão e acessibilidade em todas as esferas da sociedade”, afirma Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, organizadora e promotora da Reatech 2022.
“É uma vitrine do desenvolvimento deste setor marcado pela constante atualização e inovação, ou seja, é um momento para conhecer as novidades e tendências voltadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”, finaliza.
Serviço:
Data: 1º a 4 de setembro de 2022
Horário: das 13h às 20h nos dias 1º e 2; das 10h às 19h nos dias 3 e 4
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rod. dos Imigrantes, km 1,5 — Vila Água Funda, são Paulo – SP
Site: https://reatechbrasil.com.br/16/
Crédito da imagem: Divulgação/CPB