A UFI, Associação global da indústria de exposições, lançou um novo relatório sobre o status da sustentabilidade na indústria de feiras, incluindo resultados de pesquisas conduzidas pelo seu parceiro de pesquisa, a Explori.
Para 86% dos expositores e 87% dos visitantes, viajar para uma feira ajuda a economizar tempo, enquanto para 84% dos expositores e 83% dos visitantes ajuda a economizar dinheiro.
Para 67% dos expositores e 64% dos visitantes, viajar para uma exposição, onde podem fazer várias coisas sob o mesmo teto e evitar voos separados para outros locais, ajuda a reduzir sua pegada de carbono.
Paralelamente, a maioria considera o impacto ambiental do setor de feiras de negócios importante para eles e acreditam que melhorar esse impacto ambiental se tornará cada vez mais importante para o sucesso do setor a longo prazo.
Em todos os segmentos (organizadores, espaços de eventos e prestadores de serviços), há um sentimento de que a taxa de transição em direção à sustentabilidade está no meio do caminho entre “apenas começando a transição” e “muito avançado”.
Em geral, os participantes das feiras avaliam os esforços de a indústria como “média”, neste aspecto.
“Este relatório não tem precedentes em sua análise das visões da indústria e de seus clientes quanto à questão-chave da sustentabilidade em nossa indústria”, aponta Kai Hattendorf, diretor administrativo e CEO da UFI.
Principais descobertas detalhadas no relatório:
Antes da Covid-19, quais eram as expectativas dos participantes da exposição?
- 73% dos expositores e visitantes concordaram ou concordaram fortemente que é importante para uma feira mostrar um forte compromisso com a sustentabilidade.
- 34% dos expositores e 36% dos visitantes disseram que não compareceriam a uma feira que não tivesse uma abordagem responsável da sustentabilidade.
Qual é a percepção dos esforços até o momento?
- 73% dos expositores afirmam que sua empresa está dando passos para melhorar a sustentabilidade.
- Em média, todos os segmentos da indústria acreditam que a taxa de transição em direção à sustentabilidade está no meio do caminho entre ‘apenas começando a transição’ e ‘muito avançado’.
- Os participantes da exposição classificam os esforços da indústria como ‘médios’, em geral; 24% dos expositores e 16% dos visitantes consideram-nos ‘muito pobres’ ou ‘pobres’, enquanto 26% dos expositores e 30% dos visitantes os consideram ‘bons’ ou ‘excelentes’.
Como a Covid-19 está afetando a situação?
- Os investimentos da indústria de feiras em programas relacionados à sustentabilidade não foram tão afetados quanto outros. Em junho de 2020, enquanto 85% das empresas haviam interrompido ou diminuído seu nível geral de investimentos, esse era o caso de ‘apenas’ 54% das empresas para investimentos em programas relacionados à sustentabilidade, e não havia ‘nenhum’ ou ‘impacto limitado’ para atividades relacionadas à sustentabilidade para 51% delas.
- 89% das empresas do setor de feiras consideram os investimentos públicos necessários (43% ‘para uma parcela significativa’ e 46% ‘como essenciais e necessários para a maioria dos investimentos’.
Em termos de impacto ambiental, quais são as prioridades e como podem ser alcançadas?
- Diferenças significativas podem ser vistas ao comparar as visões dos participantes e da indústria (e o tipo de atividade dentro da indústria) quando se trata de identificar as principais áreas de impacto material: plástico e alimentos vêm em primeiro lugar para os participantes, enquanto viagens e estandes ocupe a primeira posição para a indústria.
- Os participantes de feiras priorizam três domínios de ação para tornar a indústria da feira ambientalmente sustentável: ‘reduzir os custos de materiais / produtos / serviços sustentáveis disponíveis para uso’, ‘desenvolver novas tecnologias ou processos para problemas como resíduos, emissões de carbono, etc. ‘ e ‘desenvolver educação sobre eventos sustentáveis em todos os níveis da cadeia de valor (incluindo visitantes e expositores)’.
- 77% dos expositores e 65% dos visitantes acreditam que as organizações que organizam e montam evento” são responsáveis por ajudar a indústria de feiras a melhorar seu impacto ambiental. Essa responsabilidade também recai sobre as empresas expositoras para 53% dos expositores e 54% dos visitantes.
Para baixar o relatório completo, clique aqui .