Renovação do projeto setorial Wines of Brasil garantirá promoção do setor em todo o mundo

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Foi assinado terça-feira (21) um acordo setorial entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O tratado tem o objetivo de ampliar a promoção no mercado internacional de vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos no Brasil.

A assinatura do convênio de R$ 10,4 milhões foi realizada na vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira, com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, além de representantes do setor vitivinícola e do presidente da ApexBrasil, Jorge Vianna.

Do total do convênio, o governo do Estado participa com R$ 4,9 milhões, por meio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis). O restante é investimento da ApexBrasil.

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Trata-se do maior valor já investido desde 2002 no projeto setorial Wines of Brasil, mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil.

No ano passado, o Brasil bateu recorde nas exportações do setor, com US$ 13,6 milhões.

“Temos produtos de altíssima qualidade e um espaço enorme para crescer. Por isso estamos aqui, com nosso time Apex, com o Consevitis e com o governo do Estado para assinar esse novo convênio”, disso Vianna.

“Com o maior valor da história desse projeto, que sem dúvida terá um impacto muito positivo no setor vitivinícola do país”, completou.

O plano abrange três pilares essenciais para o fortalecimento do setor:

– Ações promocionais, estruturantes e de comunicação, que visam ampliar a presença brasileira no exterior, qualificar empresas interessadas em exportar e fortalecer a imagem dos produtos nacionais.

Entre os destaques também estão capacitações e apoio às vinícolas para obtenção de certificações em ESG, foco em outras regiões produtoras, destacando a potência, a diversidade e a pluralidade do setor vitivinícola nacional, e a qualificação de mais mulheres para cargos de gestão nas empresas, impulsionando sua participação nos negócios internacionais.

O convênio também contempla ações específicas para promover a inserção de pequenas vinícolas e cooperativas no cenário internacional através de treinamentos do programa Minha Primeira Exportação.

“Este convênio representa um marco em nossa história, com um investimento sem precedentes”, salientou o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

“Essa soma expressiva é um testemunho do comprometimento conjunto em elevar o patamar da vitivinicultura brasileira nos mercados internacionais”, completou.

Além disso o plano de trabalho prevê uma estratégia exclusiva para a promoção do suco de uva 100% no exterior.

 A categoria será tratada de forma independente, com ações específicas, branding distinto e presença marcante nas redes sociais.

A renovação deste compromisso representa a continuidade de um suporte essencial, que tem impulsionado o segmento a alcançar patamares cada vez mais altos.

Com a assinatura deste novo convênio, estamos semeando as bases para um plano de ação renovado e estratégico”, Daniel Panizzi, em nome da Vinícola Don Giovanni e do comitê gestor do projeto setorial Wines of Brazil.

“Esse plano guiará nossos passos no cenário internacional, proporcionando oportunidades de expansão, fortalecimento de parcerias e consolidação do Brasil como um player de destaque no mundo do vinho”, acrescentou

Destaques do convênio:

– Investimento recorde: o novo convênio representa um aporte financeiro sem precedentes, superando a marca dos R$ 10 milhões.

O montante será direcionado para impulsionar a promoção, a qualificação e a comunicação do setor vitivinícola brasileiro no exterior.

– Pilares estratégicos: o plano abrange três pilares essenciais para o fortalecimento do setor.

Ações promocionais, estruturantes e de comunicação visam ampliar a presença brasileira em mercados internacionais, qualificar empresas interessadas em exportar e fortalecer a imagem dos produtos nacionais.

– ESG (Ambiental, Social e Governança): comprometidas com a sustentabilidade, as vinícolas participantes do projeto Wines of Brazil há algum tempo aplicam práticas de ESG.

Promovem iniciativas ambientalmente conscientes, apoiando comunidades locais e garantindo padrões elevados de governança. O novo convênio prevê capacitações e apoio para obtenção de certificações.

– Enfoque no Suco de Uva 100%: uma novidade deste convênio é a estratégia exclusiva para a promoção do suco de uva 100% no exterior.

Esta categoria será tratada de forma independente, com ações específicas, branding distinto e presença marcante nas redes sociais.

– Diversificação regional: Além do Rio Grande do Sul, o novo convênio enfoca outras regiões produtoras de vinhos, espumantes e sucos no Brasil, destacando a potência, a diversidade e a pluralidade do setor vitivinícola nacional.

– Empoderamento feminino: O convênio se compromete a promover o empoderamento feminino no setor, qualificando mais mulheres para cargos de gestão nas empresas e impulsionando sua participação nos negócios internacionais.

– Apoio para as vinícolas iniciantes: o convênio prevê ações específicas para promover a inserção de pequenas vinícolas e cooperativas no cenário internacional através de treinamentos e qualificações através do MPE (Minha Primeira Exportação).