Na última semana, entre 14 e 16 de janeiro, representantes do South Summit Brazil e da 4all embarcaram para uma missão de negócios ao Uruguai promovida pela Uruguay XXI, HOC (House of Creativity) e Uruguay Innovation Hub.
O objetivo da viagem da comitiva é buscar fortalecer relações com países latino-americanos e estimular negócios com o país vizinho.
Além da missão, o presidente e o COO do South Summit Brazil, José Renato Hopf e Wagner Lopes, respectivamente, além do CEO da 4all, Ricardo Galho, participaram de uma série de agendas para discutir oportunidades de negócio e promover o South Summit Brazil 2024.
Entre elas, destaca-se um encontro privado na residência de verão do presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, quando conversaram sobre oportunidades de investimento no mercado de tecnologia local e convidaram oficialmente o presidente para a 3ª edição do evento, que acontece em março em Porto Alegre/RS.
Os executivos ainda estiveram com Ramón Escobar, Diretor de Estratégia para o Hemisfério Ocidental da Casa Branca, que também recebeu convite oficial para o evento.
Escobar e o presidente Lacalle estão liderando a criação de uma rede latino-americana de investidores para acelerar o desenvolvimento e integração da região e contarão com o apoio do South Summit Brazil para conexão com investidores e family-offices do Brasil.
A comitiva também participou de reuniões com o Vice-ministro do Ministério de Turismo do Uruguai, Remo Monzeglio e com Salvador Ferrer, presidente do Banco da República, o maior banco do país.
“Nossa estratégia para a edição de 2024 é tornar o evento ainda mais global. E a presença latino-americana é fundamental neste contexto. Estamos desenvolvendo uma série de iniciativas nesse sentido, e a participação em missões como essa são muito positivas”, detalhou Hopf.
“Tivemos excelentes agendas nessa passagem pelo Uruguai. Fomos muito bem recebidos pelo presidente Pou e tivemos a oportunidade de convidá-lo para o South Summit Brazil”, completou.
O executivo também ressaltou o encontro com o Diretor de Estratégia para o Hemisfério Ocidental da Casa Branca, Ramón Escobar, que também recebeu convite oficial para o evento.
“E ainda fizemos inúmeras conexões com atores-chave do ecossistema local, que certamente reencontraremos em março no Cais Mauá”, acrescentou Hopf.
A ida de José Renato e Wagner ao Uruguai é parte da estratégia do South Summit Brazil para consolidar-se como o ponto de encontro entre startups, investidores e empresas da América Latina.
Com essa visão, o evento está desenvolvendo uma rede de embaixadores na região para aumentar a cooperação e fortalecer a conexão com os diferentes ecossistemas de inovação.
Sara Goldberg, Diretora Executiva da URUCAP do Uruguai, Patrício Gligi, Diretor da Associação de Empreendedores da Argentina, Clara Ricaurte, Diretora Colômbia e América do Sul da Irrazonables, Renato Cacciuttolo, Startup Scouter da Imagine e Patrícia Guttman, Co-founder da MundumLAB, os dois últimos do Chile, formam parte da rede.
Somam-se a esse grupo os 26 embaixadores da marca no Brasil, lideranças ecossistêmicas ligadas a diferentes atores como Instituto Caldeira, Cubo, Tecnopuc, Sebrae, Porto Digital, CUFA, Amazônia Lab e ACE que promovem as oportunidades da plataforma South Summit de norte a sul do país.
O South Summit Brazil ainda conta com uma comunidade formada por mais de 200 parceiros do ecossistema – aceleradoras, incubadoras, parques científicos e tecnológicos e organizações de fomento ao empreendedorismo que apoiam a conexão com startups de todo o país e América Latina.
Para facilitar a vinda desses empreendedores ao evento, recentemente os organizadores lançaram um programa oficial de missões e delegações parceiras que oferece benefícios e vantagens para grupos nacionais e internacionais que virão ao South Summit Brazil 2024.