Reviravolta: Reino Unido revê a data de volta dos eventos, programada inicialmente para outubro

Anúncio

A data de reinício dos eventos no Reino Unido, programada para 1º de outubro deve ser revista, anunciou o primeiro-ministro Boris Johnson, nesta quarta-feira (09/09). Em discurso para a população britânica, Johnson apontou quais os novos planos para uma retomada ao “novo normal” o quanto antes isso seja possível.

De acordo com a publicação Conference News, o primeiro-ministro apontou é preciso repensar os planos para conseguir autorizar públicos maiores em espaços de eventos corporativos e esportivos. “Precisamos rever os planos de devolver públicos maiores no final deste mês e revisar nossa intenção de devolver o público aos estádios e aos centros de conferências e exibições a partir de 1º de outubro”, disse o primeiro-ministro. “Isso não significa que vamos descartar totalmente o programa, apenas temos que revisá-lo e o secretário de cultura, Oliver Dowden, falará mais sobre isso em breve”, completou.

Durante o verão o gabinete do primeiro-ministro trabalhou em um plano alternativo que poderia levar a um retorno mais próximo da normalidade, e este plano é baseado em testes em massa. “Vamos testar 500.000 por dia e, aqueles que derem negativo, terão permissão para se comportar de uma maneira mais normal, sabendo que não podem infectar mais ninguém”, explicou.

De acordo com Boris Johnson pode ser possível implantar esses testes em uma escala muito maior, diferente de qualquer coisa realizada em qualquer outro lugar. Esse nível de teste permitiria que as pessoas levassem uma vida mais normal sem a necessidade de distanciamento social. “Teatros e instalações esportivas podem testar o público e deixar qualquer um entrar com um resultado negativo. O mesmo se aplica aos locais de trabalho. Vamos testar essa abordagem em Salford a partir do próximo mês e, em seguida, esperamos atingir todo o país”, afirmou.

Anúncio

Outra novidade foi a implementação da “Rule of Six” (Regra dos Seis), na qual as pessoas não podem mais se reunir socialmente em grupos de mais de seis, seja nas casas umas das outras ou em bares.

Casamentos, funerais, eventos esportivos já planejados e escritórios de trabalho não são afetados por nenhuma das mudanças anunciadas e podem continuar com as orientações atuais.

De acordo com a Conference News, é provável que eventos de negócios para até 30 possam continuar a ocorrer, de acordo com a orientação, mas nenhuma confirmação foi fornecida até agora.

Os locais que não cumprirem a nova norma serão multados e deverão fornecer dados para fins de rastreamento.

O Reino Unido registou esta quarta-feira mais 2.659 casos da Covid-19 nas últimas 24 horas e ainda oito vítimas mortais. A contagem total é agora de 355.219 infecções e 41.594 óbitos, de acordo com os dados divulgados há instantes pelo ministério da saúde do país.