O turismo náutico já vem se desenvolvendo com o volume de lanchas, iates e veleiros de passeio, cada vez mais expressivo pelas águas brasileiras.
A indústria náutica do país, que já concentra grandes fabricantes nacionais e internacionais, já é inclusive um modelo produtivo para o mundo.
Por meio da implantação de novas estruturas, como píeres para atracação e lazer, marinas, além da promoção de eventos da indústria de barcos nacional, o setor deve passar por um novo impulso.
Durante a maior vitrine do turismo náutico da América Latina, o Rio Boat Show, de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o público poderá conhecer mais este mercado.
“O Brasil é um país tropical com dimensões continentais e opções de águas calmas para a navegação em toda sua extensão territorial”, afirma Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e Boat Show Eventos.
Um olhar mais atento por parte de governantes e investidores para o turismo náutico pode criar oportunidades e potencializar o setor”, completa.
Ainda de acordo com Ernani, pode aumentar a participação na geração de riquezas para o país em até 20 vezes nos próximos anos ou até mais, pelo enorme potencial náutico.
“Iniciativas como a do ônibus aquático, na Represa Billings (SP), é um exemplo de como às águas brasileiras podem ser exploradas e contribuir para o desenvolvimento da economia”, afirma
O “ônibus aquático”, que deve ser inaugurado nos próximos meses, será o primeiro transporte coletivo aquático de São Paulo e vai fazer, em 30 minutos, a ligação entre duas áreas que por meio terrestre leva mais de 1h20.
O desenvolvimento deste setor tem recebido a contribuição por meio de “fóruns náuticos” em várias regiões brasileiras, como é o caso dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Viabilidades para a implantação e estruturação de circuitos náuticos e desenvolvimento de infraestrutura, debatidos entre governantes em congressos durante as edições dos “boat shows”.
Outro exemplo de ação viabilizada recentemente é o caso do Paraná, que ao entrar na rota dos cruzeiros por meio de Paranaguá, com 16 paradas entre dezembro/23 e março/24, o governo do estado projeta injetar R$ 20 milhões na economia.
Eventos náuticos impulsionam a náutica e o turismo no Brasil
Cerca de 70% de todas as negociações envolvendo embarcações e seus acessórios concretizados no Brasil são iniciadas em feiras náuticas, as quais, junto com estruturas e a indústria, têm papel significativo para a indução do turismo náutico.
Em 2024, a primeira delas será realizada no Rio de Janeiro, de 28 de abril a 5 de maio. O Rio Boat Show é o maior evento outdoor do setor na América Latina.
“O Rio Boat Show se apresenta como um catalisador fundamental para reunir empresários, compradores, governantes e entusiastas, proporcionando não apenas oportunidades de negócios, mas também contribuindo para a consolidação do setor no cenário nacional”, afirma a diretora geral da Boat Show Eventos, Thalita Vicentini.
“Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente propício para negociações estratégicas e parcerias, impulsionando não apenas a economia do setor, mas também o prestígio internacional da náutica brasileira”, completa.
No ano passado, as quatro edições dos boat shows brasileiros atraíram um público de quase 100 mil pessoas.
Para este ano, com a ampliação do cronograma de eventos que deve ser oficializado nos próximos meses, a projeção é que este número seja 20% maior, contribuindo também para o crescimento do turismo no Brasil.
SERVIÇO
Quando: De 28 de abril a 5 de maio
Onde: Marina da Glória, Rio de Janeiro/RJ
Horário: Segunda a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábado e domingo, das 13h às 22h
Mais informações: https://rioboatshow.com.br/