Projeto que visa captar eventos esportivos para o Rio de Janeiro entrou em sua segunda fase, a qual contempla a candidatura da cidade como sede para torneios, jogos, olimpíadas e campeonatos.
Para avançar nessa etapa, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/Visit Rio) se reuniu na nesta terça-feira (18) com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e dezoito representantes de modalidades esportivas com o objetivo de promover a interlocução entre os Comitês Olímpicos e os atores envolvidos na captação.
O programa é uma parceria da entidade com a Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Esportes por meio de um convênio com a 2IS, consultoria suíça que monitora oportunidades de eventos desse segmento.
O primeiro diagnóstico apontou que a cidade estaria apta a receber 73 torneios de prestígio mundial e foi apresentado em janeiro, em uma cerimônia no Palácio da Cidade.
“Os eventos esportivos estão no nosso radar desde 2019, quando assinamos um convênio com o COB. E agora, são indispensáveis em nosso calendário”, declarou Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB/Visit Rio.
“Nossa avaliação é de que os comitês vão desempenhar um papel estratégico nessa etapa do projeto, que tem como objetivo final consolidar a cidade do Rio – que já foi palco de grandes competições – como destino dedicado ao esporte”, completou.
Para além das oportunidades identificadas pela 2IS, o secretário de Esportes do município, Guilherme Schleder, destacou que a interlocução com os comitês pode contribuir também para a captação de eventos de pequeno porte.
“A consultoria aponta torneios de prestígio mundial, o que muito nos interessa, mas eventos de pequeno porte também são importantes para a cidade”, disse.
“Elencamos uma série de eventos que poderiam ser realizados ainda este ano, com apoio direto da Prefeitura, sem a necessidade de articulação com outros órgãos”, completou.
Para Rogério Sampaio, diretor-geral do COB, a reunião foi muito bem-sucedida em seu objetivo de promover uma aproximação entre o Movimento Olímpico e o Rio CVB/Visit Rio.
“A Prefeitura do Rio deseja criar facilidades para que eventos esportivos possam acontecer na cidade, que possui estruturas de nível olímpico. A partir de agora, cada confederação vai tratar diretamente com o Rio CVB/Visit Rio”, explicou
O estudo da 2IS colocou no radar eventos de impacto mundial, como o Mundial de Futebol Feminino, Basquete Masculino e Feminino, Vôlei, Hipismo, Ciclismo e Atletismo, além dos Jogos Pan-Americanos e da Copa dos Presidentes (Golfe).
Jodson Eddington, presidente do Comitê Brasileiro de Tiro Esportivo (CBTE) contou que o projeto já está trazendo oportunidades para a modalidade e tem sido proveitoso.
“Estamos em contato com o Rio CVB/Visit Rio e com a orientação da equipe, estamos trabalhando na candidatura da cidade para o Campeonato Mundial de Tiro Esportivo em 2025”, disse.
Também participaram da reunião representantes das modalidades:
– Triathlon, Taekwondo, Esgrima, Desportos Aquáticos, Pentatlo Moderno, Ginástica, Wrestling, Basketball, Atletismo, Judô, Voleibol, Golfe;
– Remo, Canoagem, Rugby, Desportos na Neve e Escalada Esportiva.
Segundo estimativa do Rio CVB/Visit Rio, se o Rio de Janeiro conseguir atrair os dez eventos mais relevantes da lista, isso poderia representar, em uma década, um incremento de cerca de R$ 15 bilhões na atividade econômica local.
Crédito da imagem: Renato Sette/Riotur