A cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, será a sede da edição de 2023 do Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), o maior evento do segmento do País.
O anúncio foi feito pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) durante a 32ª edição do CBA, realizada de 19 a 22 de outubro, em Florianópolis.
A decisão foi divulgada após a assembleia da entidade, que reúne associações estaduais e do Distrito Federal.
“O Rio Grande do Sul foi aprovado por unanimidade para receber a próxima edição do CBA, daqui a dois anos. Temos certeza de que o evento será um sucesso, assim como foi em Santa Catarina”, ressalta Kleber Santos, presidente da Confaeab.
O evento será uma parceria entre a Confaeab e a Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).
O Rio Grande do Sul já sediou o CBA em duas oportunidades: em Porto Alegre, em 1969, e em Gramado, em 2009. Agora, no ano em que se comemora o centenário da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs) o Estado novamente receberá o evento.
“Além de comemorar os 100 anos da nossa entidade, vamos festejar em 2023 os 140 anos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) da Universidade Federal de Pelotas, que atualmente é o mais antigo em funcionamento ininterrupto do País”, considera Leonardo Cera, presidente da SARGS.
“É um desafio muito grande para nós, mas ao mesmo tempo estamos certos de que iremos trabalhar muito para fazer o melhor congresso de todos os tempos”, completa.
Segundo ele, a entidade já está em busca de apoios importantes para a realização do 33º CBA: CREA-RS, Mutua, Senge-RS, e a própria Prefeitura de Pelotas já estenderam o apoio ao congresso, que deve ser realizado nos pavilhões da Fenadoce.