Rio Innovation Week 2023 carrega potencial de geração de R$ 2.3 bilhões em negócios

Anúncio

O Rio Innovation Week, realizado na primeira semana de outubro, ocupou um espaço de 68 mil m² e teve, durante seus quatro dias, cerca de 155 mil visitantes passando pelo Píer Mauá.

O evento reforçou seu compromisso com a acessibilidade e democratização do conhecimento por toda a sociedade, com diversas ações para garantir a presença e participação de representantes de todos os grupos.

Entre as principais pautas desta edição estava o debate ético envolvendo a utilização de inteligência artificial.

As conferências tinham representantes de diferentes áreas como Tecnologia, Direito, e Mercado, e da Academia para discutirem os impactos desta questão.

Anúncio

Os temas de sustentabilidade também direcionaram as propostas e projetos apresentados, reforçando a urgência da mudança de hábitos e comportamento, e nossa forma de consumir.

O sucesso do evento este ano, em especial a participação de representantes de diversas camadas da sociedade compartilhando conhecimento.

A capacidade de geração de negócios e o impacto na economia da cidade, motiva o comitê organizador do Rio Innovation Week a iniciar o planejamento da próxima edição, que acontecerá de 06 a 09 de agosto, novamente no Píer Mauá.

Os números da edição de outubro 2023 do Rio Innovation Week:

• Mais de 2.500 palestrantes, distribuídas em 32 conferências;

• Cerca de 1.300 horas de palestra;

• 2.200 startups participantes;

• 350 expositores;

• 10.000 passaportes distribuídos gratuitamente para professores da rede pública de ensino;

• 60.000 passaportes gratuitos com foco em empreendedorismo social e acessibilidade;

• Geração de 20.000 empregos diretos e indiretos;

• Capacidade para geração de R$ 2,3 bilhões em novos negócios;

• 10 mil metros quadrados de lona serão enviados para empresas de reaproveitamento;

• Todos os descartes foram realizados de forma seletiva, 15 toneladas de lixo reciclável foram encaminhadas para empresas e cooperativas de reciclagem.

• Público total do evento durante os 4 dias – cerca de 155 mil pessoas.

Destaques da Rio Innovation Week 2023:

– A estreia do espaço RIW Impact for Change, que trouxe como ativo principal de sua pauta a importância da inovação na viabilização de projetos de cunho ambiental e social em comunidades.

Participaram dos debates organizações da sociedade civil, universidades e instituições científicas que já estão pensando em como usar as novas tecnologias para diminuir as desigualdades e desenvolver abordagens tangíveis para a saúde e o bem-estar social e no planeta;

– Presença de importantes vozes ligadas aos direitos humanos e, também, a questões de liderança feminina, como Graça Machel, Carla Akotirene, Rachel Maia e Ana Fontes;

– A presença de Marcelo Gleiser, vencedor do prêmio Templeton, um dos brasileiros de maior reconhecimento internacional no campo da física e astronomia.

Com uma visão holística, ele falou como ciência e espiritualidade podem andar juntas para uma compreensão mais profunda da vida e dos mistérios do universo;

– Área de internacionalização, com a presença de representantes de mais de 15 países que conheceram cases de sucesso;

– A presença de Marc Randolph e Alex Osterwalder, que inovaram na aplicação de novas tecnologias para revolucionar segmentos de negócios, gerando impacto e mudanças em a cadeia de produção;

– O mundo será vegano – a apresentadora Xuxa e Tanya O’Callaghan, baixista da banda Whitesnake, empreendedora e co-host do projeto Highway to Health, falaram dos impactos positivos do veganismo na preservação do meio ambiente;

– O reconhecimento internacional do Rio Innovation Week – além do tamanho do evento, sua capacidade de geração de negócios e a excelência da curadoria de suas palestras;

– Anitta, que contando sua história reforçou a importância de acreditar e não desistir. Aos 24 anos, ela tomou a direção de sua carreira e de sua imagem, e conquistou o mundo, ganhando os mais importantes prêmios internacionais de música;

– Atividades interativas, envolvendo inteligência artificial e realidade virtual, que possibilitaram entender a usabilidade na prática;

– O palco flutuante, por onde passaram Marcelo Falcão, Milton Guedes, Toni Garrido e Diogo Nogueira. Depois de muito aprendizado, foi o momento de descontrair;

– A última palestra do evento, com o artista Eduardo Kobra, que contou sua história enquanto criava no palco uma nova obra, e acabou convidando o público para finalizar a peça com ele.

Crédito da imagem: Agência Enquadrar