O Riocentro, administrado pela multinacional francesa de eventos GL events, vai sediar o primeiro núcleo integrador de educação, eSports e entretenimento do Rio de Janeiro.
Concebido pela startup BDS (Beyond Digital Sports) e batizado BDS Academy, o espaço nasceu com o propósito de democratizar e profissionalizar o setor de games e eSports em todo o país.
Com 2.800m², a BDS Academy deverá ser inaugurada no mês de outubro e promete ser um vetor de transformação social na cidade.
A startup firmou parceria com o coletivo Coalizão Rio Games, se colocando à disposição para apoiar e potencializar qualquer atividade ou iniciativa gamer.
O objetivo é dar prioridade às entidades no acesso às instalações e programações da academia e gerar oportunidades de trabalho e renda para todos os jovens envolvidos nos projetos já existentes.
A BDS Academy concretiza fisicamente o modelo inédito de negócio que a startup adotou para estruturar e operar ao mesmo tempo oito áreas de interesse do ecossistema gamer:
– BDS Arena com a realização de torneios e campeonatos
– BDS Shows para produção, promoção e desenvolvimento de eventos e shows
– BDS Squads de desenvolvimento e apoio à equipes e atletas de eSports
– BDS Idols para promoção e gestão de carreira de influenciadores
– BDS Labs que fomenta a tecnologia criativa
– BDS Store que comercializa e expõe produtos e serviços
– BDS Creative que produz conteúdos audiovisuais
– BDS Health que prioriza a saúde mental e física no ecossistema gamer.
O novo espaço localizando no Riocentro vai oferecer capacitação, competição e diversão 24h por dia, nos formatos digital, presencial e híbrido.
A BDS participará também de eventos previstos no calendário do Riocentro, como a Feira da Providência, celebração cultural relevante da cidade do Rio de Janeiro que celebra 60 anos em 2021. A startup terá um estande de 300m² como destaque de inovação na área de games e eSports.
A unidade do Riocentro será a segunda da BDS Academy. A primeira foi anunciada no primeiro semestre no Centro de Convenções Salvador, espaço administrado pela GL events, em Salvador, na Bahia.
Serão 850m² com a mesma proposta apresentada no Rio de Janeiro. A inauguração vai acontecer conforme as flexibilizações dos órgãos competentes locais.
A GL events já vem olhando para o mercado de e-Sports. No Rio de Janeiro a companhia administra também a Jeunesse Arena, a primeira arena a se posicionar como um espaço multiuso e a receber os principais eventos de e-Sports da cidade, como a etapa final do Rainbow Six Pro League, CBLOL e o WESG Latam. Com a BDS Academy, no Riocentro, a GL events transforma a Barra da Tijuca em um cluster para o setor de e-Sports.