Imagine um turista estrangeiro, que só fala a sua língua nativa, tentando se comunicar no Brasil com um garçom, com um motorista de táxi ou, em caso de emergência, com um médico. O que parece um grande desafio acaba de ter uma solução vinda de longe.
A ONG coreana bbb-Korea (Before Babel Brigade KOREA) e a intérprete carioca Marília Rebello lançam o projeto Rio Amigo, primeiro serviço de tradução voluntária gratuita no Rio de Janeiro.
Com o apoio da RIOTUR, o projeto será lançado na abertura da Copa do Mundo (12 de junho), justamente quando a cidade estará recebendo visitantes do mundo inteiro.
Para usufruir do serviço, basta que o estrangeiro ligue para o número 3554-0304, selecione um dos sete idiomas credenciados (inglês, coreano, francês, espanhol, italiano, alemão e russo), e tenha do outro lado da linha, um intérprete voluntário capaz de ajudá-lo a se comunicar com os brasileiros nas mais diversas situações.
O serviço funciona 24 horas e tem apenas o custo de uma ligação local. Se estiver ligando de um celular com roaming e só discar para o mesmo número acrescentando o código do Brasil 55 e o do Rio 21, ou seja, 55 (21) 3554-0304.
O projeto, que surgiu na Copa de 2002 da Coreia do Sul, tem como objetivo a superação de barreiras linguísticas e faz com que o turista sinta-se mais seguro num país estranho.
O Rio de Janeiro será a única cidade no mundo, além da Coreia, a operar o sistema.
O cartão Rio Amigo, com o número e as explicações sobre o funcionamento do serviço, está sendo distribuído em mais de 30 quiosques permanentes e itinerantes da RIOTUR, além de aeroportos, hotéis, restaurantes, agências de viagens e pontos turísticos da cidade.