Começa nesta sexta-feira, 11 de abril, nas redes sociais do Rock in Rio e do The Town, a série Diário de Bordo de Amazônia Para Sempre.
A produção mostra os bastidores do maior movimento ambiental já realizado pelos dois festivais em conjunto, com o propósito de chamar atenção para a importância da preservação da floresta amazônica e de seus povos.
A proposta integra a agenda de ações Por Um Mundo Melhor, bandeira sustentada há décadas pelos eventos musicais.
O primeiro episódio acompanha a equipe do projeto em uma expedição pelo Rio Guamá, em Belém (PA), guiada pelo barqueiro Noá, morador local apaixonado pela Ilha do Combu.
A missão é encontrar o local ideal para a instalação de um palco flutuante que será usado no aguardado espetáculo da cantora Mariah Carey, com participação de artistas paraenses, marcado para o dia 17 de setembro.
O show será gravado como um especial de TV e transmitido para todo o Brasil — sem presença de público no local.
“A série pretende mostrar os bastidores das etapas vividas pelo time, junto à população local, sob as águas do Rio Guamá para a produção desse grande espetáculo no coração da floresta”, revela o conteúdo divulgado pela organização.
Belém, que será sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em 2025, foi escolhida por sua forte relação com os rios e pela importância estratégica para o debate climático global.
O Diário de Bordo será publicado nos perfis oficiais de Rock in Rio (@rockinrio) e The Town (@thetownfestival), permitindo ao público acompanhar em tempo real os bastidores da criação desse projeto inédito.
MAIS QUE SHOWS: UM MOVIMENTO COM LEGADO
Além do espetáculo com Mariah Carey, o projeto Amazônia Para Sempre terá outra ação de grande impacto: um show gratuito de Ivete Sangalo, no estádio do Mangueirão, em Belém, no dia 20 de setembro.
O evento será um grande encontro aberto ao público, com o objetivo de celebrar e reforçar o compromisso coletivo por um futuro sustentável.
Outro pilar fundamental da iniciativa é a construção de um legado duradouro para a região. Em 2024, o projeto lançou um edital privado que atraiu cerca de 100 propostas de todo o Pará.
Seis organizações sem fins lucrativos foram selecionadas para receber apoio financeiro de R$ 2 milhões e suporte técnico especializado.
As iniciativas contempladas atuam nas áreas de bioeconomia, empreendedorismo e valorização dos povos da floresta na região metropolitana de Belém.
UM MOVIMENTO DE IMPACTO GLOBAL
Amazônia Para Sempre é promovido por Rock in Rio e The Town, com patrocínio principal da Vale, apoio da Gerdau e da Heineken, e parceria de mídia e conteúdo com a TV Globo, o jornal O Globo e a Folha de S. Paulo.
O projeto busca, segundo seus organizadores, “reforçar a necessidade de manter a floresta em pé e proteger seus povos, contribuindo para o desafio global de reduzir as emissões de carbono – um tema cada vez mais urgente diante da crise climática.”