O turismo de negócios no Nordeste desponta como um segmento que possibilita diminuição da sazonalidade trazida pelo turismo de lazer.
Geração de empregos, promoção do destino e incremento do turismo e lucratividade devido a um aumento do tempo de permanência são alguns dos outros atrativos trazidos por esta modalidade de turismo. Ano após ano este segmento vem ganhando destaque na região que até então primava pelo turismo de lazer.
Para saber mais sobre o desenvolvimento deste segmento no Nordeste o Portal Radar conversou com Rodrigo da Fonte, Diretor Regional da BTS Informa para esta região. Confira!
Qual a importância hoje do turismo de negócios para a região nordeste?
Antes de iniciar minhas atividades no mercado de feiras de negócios, trabalhei durante 1 ano no Recife Convention Bureau e posso afirmar que o turismo de negócios é sem dúvida uma excelente oportunidade para divulgarmos a região nordeste. A consequência de uma ação específica para os turistas de negócios, levará a região a captar fortemente o turista de lazer.
Em Pernambuco é forte esta modalidade de turismo, então?
No caso específico de Pernambuco, a movimentação de visitantes ainda poderá ser ampliada com o turismo de saúde, devido ao excelente polo médico de Recife. Além dos turistas e de todos os seus gastos no local do evento, abre uma janela que nunca foi aproveitada pelo Governo Estadual, a atração de indústrias para o Estado. Imagine que os principais executivos destas indústrias nacionais estarão na capital de realização do evento e consequentemente ávidos por uma agenda ainda mais produtiva. O Governo poderia convidar todas as indústrias participantes de feiras de negócios que contemplem suas cadeias produtivas para a conhecer e oferecer seus incentivos fiscais para uma possível instalação de fábricas na região Nordeste.
Quando a promotora iniciou suas operações no Nordeste? Quando foi montado o escritório?
Iniciamos em 2003, com a marca FISPAL. Desde 2003 , temos escritório em Recife oferecendo suporte aos clientes da empresa. A empresa faz parte do Informa Group. Hoje a BTS Informa ocupa a segunda posição no ranking das maiores promotoras de feiras de negócios no Brasil, e é a principal promotora de eventos para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas da América Latina.
Hoje a promotora realiza alguns eventos que são sucesso em São Paulo também na região Nordeste. Porque desta escolha?
A nossa empresa foi a pioneira na regionalização de feiras nacionais. Em 2003, iniciamos o projeto Fispal Nordeste que hoje completa 12 anos no mercado e tem como objetivo principal desenvolver o setor de alimentos da região nordeste, através da proximidade com os principais fabricantes de máquinas, equipamentos, acessórios e levando o que temos de mais moderno no cenário nacional e internacional deste setor.
Quanto representa do faturamento da promotora as operações realizadas no Nordeste?
O Nordeste representa aproximadamente 10% do nosso faturamento.
A promotora realiza quais eventos na região?
Realizamos a Fispal Food Service Nordeste, a Fispal Tecnologia Nordeste, ABF Franchising NE e a HOSPITALMED.
Quais as principais diferenças e características de se realizar um evento na região Nordeste do que em São Paulo?
Não vejo grandes diferenças. Entretanto, a principal ainda é a infraestrutura. Estamos acompanhando alguns Estados do Nordeste realizando investimentos em Centro de Convenções e isto mostra a importância das feiras regionais. A rede hoteleira melhorou muito após a copa do mundo. Os fornecedores locais atendem a nossa demanda.
O Nordeste ainda é um mercado em expansão?
O Nordeste continuará sendo a bola da vez pelos próximos 10 anos. Estamos acompanhando os investimentos regionais, o crescimento imobiliário e principalmente a economia da região. Geograficamente a região é privilegiada, pois fica a apenas 3 horas e meia de alguns países da África (via aérea) ,continente ainda pouco explorado. Além das vantagens logísticas, temos uma excelente qualidade de vida na região.
Em termos de infraestrutura (aeroportos, centros de convenções, transporte e etc), a região Nordeste esta preparada para contemplar eventos de grande porte?
Aeroportos, Transportes e Hotéis sim. O que precisamos melhorar ainda é a infraestrutura de alguns Centros de Convenções. Entretanto, as principais capitais do Nordeste já investiram reformando e/ou construindo novos Pavilhões. A região Nordeste em pouco tempo não deverá nada ao Sul e Sudeste e consequentemente atrairá cada vez mais eventos de porte.