O Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, entre os dias 22 e 27 de maio de 2023, será palco da 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional.
As equipes do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER estão intensificando os serviços, melhorias e obras de infraestrutura em todo o Parque.
Um segundo acesso alternativo ao local foi construído pelo DER, informação que foi confirmada pela engenheira civil do DER, Camila Sturm.
“A nova estrada ligando a BR-364 à Rondônia Rural Show, para quem chega por Presidente Médici, visa melhorar a fluidez do tráfego de veículos e o acesso da população ao parque”, comentou.
O governador Marcos Rocha afirmou que, a principal avenida do Centro Tecnológico Vandeci Rack ganhou 1.851 metros de pavimentação asfáltica, com meio fio e drenagem.
Segundo o diretor-geral do DER, Eder Fernandes, além da pavimentação asfáltica, a equipe concluiu os trabalhos de melhorias na praça de alimentação.
“Realizamos os serviços de reconformação de plataforma (patrolamento), cascalhamento, e cobrimos o chão com pedra brita para evitar o encharcamento do solo e o famoso barreiro”, disse.
“São ações essenciais que melhoram o acesso dos visitantes aos estandes e à praça de alimentação do parque”, completou.
Além disso, o DER executa serviços básicos de limpeza da vegetação, manutenção das vias não pavimentadas, suporte infraestrutural para a Secretaria de Agricultura do Estado de Rondônia – Seagri durante os dias do evento.
Outro exemplo é o uso de um caminhão pipa nas ruas sem asfalto, para molhar a terra e diminuir a poeira suspensa no ar.
MAIS CONFORTO
A organização da 10ª Rondônia Rural Show Internacional anunciou a disponibilidade de cinco praças de alimentação no Centro Tecnológico Vandeci Rack.
A Praça 1 (Comida Brasileira) apresentará cardápio tradicional com arroz, feijão, carne, frango, salada e suco;
A Praça 2 (Carnes de Rondônia) oferecerá cortes Ancho, costela defumada e sanduíche Pulled Pork;
A Praça 3 (Tambaqui de Rondônia) terá banda do pescado assado todos os dias; a Praça 4 (Food Truck) terá lanches e fast food; e a Praça 5 (Boi no Rolete) permitirá a degustação da iguaria assada inteira.
AGRICULTURUA FAMILIAR
A Seagri confirmou a participação de 60 expositores da agricultura familiar, no Pavilhão da Agroindústria, para a 10ª Rondônia Rural Show Internacional.
Divididos em uma área de 1600 metros quadrados, os expositores ocuparão o espaço, que é destinado ao fomento de produtos:
– Derivados do leite, polpas de fruta, açaí, panificação, café, mel, doces, geleias, compotas, conservas, defumados, farofas artesanais, mandioca gourmet;
– Geladinhos, e manejo sustentável de jacaré. O visitante poderá degustar e comprar os alimentos.
Durante a Feira, dois dos expositores receberão de forma simbólica, o selo do Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar do Estado de Rondônia – Prove; um de Porto Velho e outro de Cacoal.
Na prática, a Seagri certifica o empreendimento como agroindústria familiar isentando impostos da produção, pagamentos de taxas de licenciamentos ambientais e fornece um técnico responsável para auxiliar via Emater.
Em todo o Estado, são mais de 100 agroindústrias certificadas. No período da pandemia, 25 receberam o selo do Prove.
A agroindústria produz 100 quilos de polpa por dia. Com o selo do Prove, a ideia é aumentar a produção, inclusive comprar o excedente de outras propriedades para comercialização.
A meta da família de Gleice Lino é cultivar o maracujá, fruto que tem boa aceitação no mercado e está com bons preços.
A programação completa da feira pode ser vista em http://www.sistemas.seagri.ro.gov.br/seagri