A startup alemã Rooom arrecadou US$ 7 milhões para levar os eventos virtuais 3D um passo mais perto do metaverso – ou pelo menos muito mais divertido do que chamadas via Zoom.
A empresa sediada em Jena, na Alemanha, integra experiências virtuais 3D semelhantes a jogos, bem como outros meios de comunicação, em sua plataforma de eventos.
É possível participar de uma experiência Rooom usando um fone de ouvido de realidade virtual, realidade aumentada em um smartphone ou tablet, ou simplesmente em 2D em uma tela de navegador de desktop.
Enquanto estava em modo furtivo no ano passado, a empresa usou sua ferramenta para hospedar mais de 200.000 participantes virtuais na feira IFA 2020, um evento de tecnologia que é realizado na Alemanha.
A empresa apresentou sua plataforma em um evento virtual para a imprensa, onde o CEO Hans Elstner explicou a visão da companhia e seu objetivo de melhorar a comunicação em espaços virtuais.
O principal investidor da Rooom é o Bm-T (Beteiligungsmanagement Thueringen), juntamente com várias business angels alemãos
A Rooom é baseada na web, sem necessidade de download. Ao contrário de algumas soluções concorrentes, os ambientes Rooom podem ser usados sem um fone de ouvido VR ou AR.
Com o Rooom, você não precisa contratar uma agência para criar sua experiência digital, disse ele. A empresa criou uma plataforma de autoatendimento em que qualquer pessoa pode criar experiências 3D complexas sem conhecimentos ou habilidades especiais.
Os usuários podem escolher entre os modelos de práticas recomendadas para showrooms e eventos, e o Rooom também oferece uma biblioteca de objetos 3D com móveis, estandes de exposição, decoração e espaço publicitário.
Os clientes podem criar um ambiente personalizado com apenas alguns cliques e reutilizar o conteúdo facilmente.
“Nossa missão é simples: ajudar as pessoas a criar, gerenciar e produzir ambientes digitais com facilidade”, disse Hans Elstner, fundador da Rooom
Em 2020 e 2021 (apesar de ainda estar em segredo), uma ampla gama de líderes da indústria, como Augmented World Expo 2021, Carl Zeiss, Deutsche Telekom, DHL, E.ON, Mars, PwC e Vodafone usaram Rooom para oferecer eventos híbridos ou totalmente online durante a pandemia.
Rooom ExperienceCloud
A empresa também oferece o Rooom ExperienceCloud, que inclui todas as necessidades de marketing e visualização de vários setores em uma ampla gama de casos de uso, todos combinados em uma única plataforma composta de quatro componentes diferentes.
Isso inclui:
- EventCloud: Uma solução flexível e abrangente que permite aos clientes planejar e implementar todos os seus eventos internos e externos de forma simples e rápida na web.
- SpaceCloud: Com ele, as empresas podem apresentar seus serviços em showrooms 3D online totalmente interativos, incluindo tours de 360 graus baseados em varreduras. Os clientes podem explorar salas, corredores ou outras cenas usando um dispositivo móvel ou desktop.
- ProductCloud: fabricantes e vendedores de produtos podem apresentar seus produtos online em 3D. Os clientes podem experimentar os modelos 3D sem um aplicativo, diretamente por meio do navegador, de todos os ângulos em 3D, trazendo cores, texturas de superfície e detalhes do produto à vida. Os modelos podem ser criados a partir de dados 3D existentes, de fotos ou vídeos, ou usando o aplicativo Rooom 3D Scan.
- ImmerseCloud: Oferece às empresas e organizações a capacidade de usar a realidade aumentada de uma forma simples para novas estratégias de marketing. Os agentes podem aprimorar as exibições com modelos 3D, os fabricantes de produtos podem usar visualizações de produtos 3D, as instituições culturais podem expandir as exposições e as editoras podem dar vida aos livros com RA.
Conheça a plataforma em https://www.rooom.com/