A RX Japan lançou o Femtech Tokyo, um novo evento que visa ajudar a quebrar tabus em torno da saúde das mulheres e explorar um mercado em rápida expansão.
A Femtech Tokyo acontece durante três dias, de 20 a 22 de outubro, no Tokyo Big Sight. Os dois primeiros dias serão dedicados aos negócios, permitindo que desenvolvedores de produtos e serviços de tecnologia feminina se encontrem com varejistas, atacadistas, importadores, fabricantes e investidores.
O último dia da feira será aberto ao público, permitindo que os expositores aumentem o reconhecimento da marca e vendam suas soluções de saúde e bem-estar diretamente aos consumidores. Mais de 200 expositores e 20.000 visitantes são esperados.
A ‘Femtech’ refere-se a tecnologias especificamente focadas na saúde da mulher, abrangendo uma ampla gama de áreas, desde distúrbios hormonais e dores menstruais até fertilidade, controle de natalidade, bem-estar sexual e menopausa.
O termo é atribuído a Ida Tin, a fundadora dinamarquesa do Clue, um aplicativo de rastreamento de período e ovulação criado na Alemanha em 2013.
A RX aponta que historicamente, a medicina e suas tecnologias têm sido dominadas por especialistas do sexo masculino, com a atenção da indústria sendo amplamente centrada nos corpos dos homens e nas experiências masculinas de doença.
A conscientização sobre essa desigualdade, ou a “lacuna de gênero na saúde” cresceu significativamente nos últimos cinco anos, impulsionada por defensores da justiça social e igualdade e acelerada pelo Covid-19.
De acordo com a empresa de pesquisa americana Frost & Sullivan, espera-se que o mercado global de femtech valha mais de US$ 40 bilhões por ano até 2025.
A ideia da Femtech Tokyo veio através de Atomu Shimoda, event director da RX Japan, como resultado de sua pesquisa de mercado.
“Vi o enorme potencial para este mercado, mas por outro aprendi que estamos ficando para trás no Japão devido a tabus antigos em torno da saúde da mulher, o que torna difícil para as mulheres falarem abertamente sobre o que são percebidos ser questões ‘delicadas’”, aponta.
Com o evento, Atomu acredita ser possível ajudar a interromper essas ideias ultrapassadas e causar um impacto significativo na sociedade, aumentando a conscientização sobre a saúde da mulher, impulsionando a inovação femtech e capacitando as mulheres a assumir o controle de seu bem-estar.
“Uma vez que a proposta foi aprovada, decidimos lançar imediatamente para apoiar o que esperamos que seja um mercado em grande crescimento”, finaliza.