O ano de 2024 marca três celebrações importantes para a Fundação Osesp: os 70 anos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, os 30 anos do Coro da Osesp e os 25 anos da Sala São Paulo – que é a casa da Osesp, dos Coros e de seus Programas Educacionais, e foi inaugurada em 1999 no edifício onde no passado funcionou a Estação Júlio Prestes, datada de 1938.
Apresentada neste dia 10 de dezembro, a nova identidade visual da Sala São Paulo reflete o encontro daquilo que é histórico – a Estação começou a ser construída em 1926 e foi inaugurada em 1938 – com o presente e o futuro de um equipamento cultural extremamente vivo e efervescente.
“A nova marca da Sala São Paulo vem coroar o ano de celebrações dos 25 anos da casa de concertos mais amada da cidade”, afirma Mariana Stanisci, Superintendente de Comunicação e Marketing da Fundação Osesp.
“Queríamos trazer para a expressão visual deste potente equipamento de cultura a efervescência de um patrimônio histórico em sintonia absoluta com o nosso tempo, de portas abertas para o futuro”, completa.
Criada por Bernard Batista, Designer da equipe de Comunicação da Fundação Osesp, a marca parte de linhas e formas simplificadas e evoca elementos da fachada do edifício.
A proposta é remeter à ideia de uma Sala São Paulo cada vez mais viva, moderna e acessível a todos, de portas abertas para o futuro.
“O novo design explora a abstração geométrica da arquitetura icônica da Sala São Paulo, destacando luz, sombra e as portas abertas. A identidade reduz detalhes figurativos, priorizando formas minimalistas e de alto contraste”, explica Bernard.
“Essa abordagem não só moderniza a marca como também garante maior legibilidade e versatilidade em diferentes aplicações, preservando a conexão simbólica com a imponência e a singularidade do edifício”, completa.
Acompanha a nova marca uma paleta de cores inspirada em elementos antigos e atuais do prédio:
– Em referência às cadeiras do público e dos músicos, o azul (ultramarine blue) foi escolhido como cor principal, tendo o rosa (potter pink) dos ladrilhos de motivos florais do piso térreo e da Estação das Artes como secundária, e o amarelo (cádmium yellow) dos vitrais e da própria madeira da Sala de Concertos como terciária.
– Sap green, carmine red, viridian blue e manganese violet formam as cores de apoio. Presentes na arquitetura interna e externa, os arcos inspiraram os elementos visuais do novo projeto.
Ficha técnica – Nova identidade da Sala São Paulo:
Designer: Bernard Batista
Apoio: Bernardo de Paula Cintra (Assistente de Design) e Ana Clara Brait (Auxiliar de Design)
Gerente de Comunicação: Mariana Garcia
Superintendente de Comunicação e Marketing: Mariana Stanisci
Diretor Executivo da Fundação Osesp: Marcelo Lopes