A 17ª edição do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens acontece de 10 a 21 de junho de 2015, no Centro de Convenções SulAmérica, na cidade do Rio de Janeiro. O evento, com duração de 12 dias, recebe escritores, ilustradores e especialistas em literatura infantil e juvenil para uma diversificada programação de lançamentos de livros, bate-papos com autores e performances de ilustradores, além de muitas leituras.
Desde 2012, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil vem homenageando os países da América Latina no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens com o objetivo de aproximar a LIJ hispano-americana dos pequenos leitores no Brasil.
Para a 17ª edição do evento, a FNLIJ receberá como convidados um coletivo de países latino-americanos; Argentina, Colômbia, Cuba, Peru, Uruguai e Venezuela já confirmaram presença.
Com patrocínio da Petrobras e da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o evento também conta com o apoio das Secretarias de Educação e Turismo do Município do Rio de Janeiro, do Instituto C&A e da TV Globo. Desde 2001, em parceria com as editoras participantes do evento, a FNLIJ destina parte da verba recebida como patrocínio e apoio à compra livros de qualidade que são oferecidos, gratuitamente, a todas as crianças e jovens que visitam o Salão FNLIJ.
Autores confirmados
Adriana Falcão; Ana Maria Machado; Angela-Lago; Bia Bedran; Celso Sisto; Ciça Fittipaldi; Cláudio Martins; Eliardo França; Daniel Munduruku; Eva Furnari; Fernando Vilela; Frei Betto, Graziela Bozano Hetzel; Joel Rufino dos Santos; Jorge Miguel Marinho; Karen Acioly; Leo Cunha; Lucia Hiratsuka; Luciana Sandroni; Luiz Raul Machado; Marilda Castanha; Marina Colasanti; Mary França; Michele Iacocca; Miriam Leitão; Nelson Cruz; Nilma Lacerda; Odilon Moraes; Pedro Bandeira; Ricardo Azevedo, Roseana Murray; Roger Mello; Rui de Oliveira; Sergio Capparelli e Ziraldo.
Editoras expositoras
Ática, Autêntica, Berlendis, Bertrand Brasil, Biruta, Brinque-Book, Casa da Palavra, Ciranda Cultura, Companhia das Letrinhas, Cortez, Cosac Naify, DCL, Edelbra, Ediouro, Editora 34, Editora do Brasil, Escala Educacional, Escarlate, Escrita Fina, FTD, Geração Editorial, Girassol, Global, Manati, Globo, Hedra, IBEP-Nacional, Intrínseca, Jorge Zahar, José Olympio, Jovem, L&PM, La Fonte, Martins Fontes, Melhoramentos, Moderna, Mundo Mirim, Nova Fronteira, Panda Books, Paulinas, Paulus, Paz e Terra, Peirópolis, Planeta do Brasil, Positivo, Pulo do Gato, Record, Rocco, Rovelle, Salamandra, Saraiva, Scipione, Sextante, V&R Editoras, Verus, WMF Martins Fontes e Zit.
Além da programação planejada para as bibliotecas do Salão, todos os anos a FNLIJ escolhe temas relacionados à literatura infantil e juvenil para serem debatidos nos quatro dias do Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós.
Os principais temas agendados são:
15/06 – A Literatura Infantil e Juvenil e a Formação de Leitores na América Latina. – Países confirmados até o momento: Argentina, Colômbia, Cuba e Venezuela.
16/06 – 12º Encontro de Escritores Indígenas
17/06 – Escritor, Literatura e a Escola. Mesa de Debates sobre a Arte de Escrever.
18/06 – As Práticas de Formação de Leitores. O Concurso FNLIJ: Os Melhores Programas de Leitura para Crianças e Jovens. O concurso, pioneiro no Brasil, completa 20 anos em 2015. Nesse dia, será apresentada uma análise dos projetos vencedores dos últimos 19 anos. Para tal, a FNLIJ convidou o Professor Luiz Percival de Britto – UFOPA, votante da FNLIJ.
Na cerimônia de abertura do 17º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, dia 10 de junho, serão entregues os certificados aos vencedores da 41ª edição dos Prêmios FNLIJ.
Serviço:
Quando: 10 a 21 de junho
Horário: Segunda a sexta das 8h30 às 17h e Sábados e domingos das 10h às 18h
Onde: Centro de Convenções SulAmérica
Site: www.salaofnlij.org.br