Após uma década em São Paulo e três edições totalmente virtuais, nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022, o Centro de Eventos FIERGS receberá o Salão Inspiramais no formato phygital, um evento físico e digital.
Será a primeira vez que o evento será realizado em Porto Alegre (RS), dando início a uma nova era para o Inspiramais.
“O Inspiramais acompanha o espírito do tempo. Adaptamos o formato e escolhemos o local de acordo com as necessidades do mercado, e é motivo de orgulho realizarmos o evento em Porto Alegre”, explica o presidente da Assintecal, Gerson Luis Berwanger.
O objetivo da Assintecal é tornar o salão itinerante, mas seguindo com sua realização duas vezes ao ano. A intenção da Assintecal para as próximas edições é contemplar os polos de moda do Brasil.
Berwanger explica que a escolha por Porto Alegre foi natural, dada a proximidade com a indústria do calçado, a força do mercado de confecção e moveleiro, além de ser uma capital que comumente recebe empresários do Brasil e do mundo.
A capital gaúcha também conta com um alto grau de vacinação, o que faz com que a expectativa para o evento seja a melhor possível, não somente para negócios realizados com compradores brasileiros, mas também internacionais.
Nesta edição, o Inspiramais já tem confirmada a presença de mais de 50 importadores de 10 países, a maior parte da América Latina.
No último Inspiramais presencial, realizado em janeiro de 2020, o Projeto Comprador Internacional gerou mais de US$ 9 milhões em negócios realizados in loco e alinhavados no evento. O projeto é realizado por meio do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal em parceria com a Apex-Brasil.
A estimativa é que mais de sete mil visitantes confiram as novidades de 150 expositores que estarão presente no salão que reunirá soluções em design para a indústria de calçados e artefatos, confecção, móveis e bijuterias de 150 expositores nacionais.
Apesar da volta ao presencial, os avanços e os benefícios das edições digitais serão mantidos. “Os palestrantes estarão fisicamente na FIERGS, mas todo o conteúdo será transmitido e ficará disponível para acesso pelo canal do Inspiramais no YouTube”, explica Silvana Dilly, superintendente da Assintecal.
O programa de conteúdo do evento contará com mais de 10 palestras sobre design e sustentabilidade.
“Queremos estimular a inspiração do mercado de moda a partir do olhar e do toque nos materiais, estreitando o relacionamento com a oportunidade do contato presencial”, completa.
Um dos destaques do evento será o projeto Conexão Inspiramais, que lançará ao mercado mais de mil materiais inovadores para a temporada 2023_I.
A iniciativa, realizada em parceria com o Sebrae Nacional, teve pesquisa iniciada há um ano e meio com a curadoria do Núcleo de Design do Inspiramais, comandado pelo renomado estilista Walter Rodrigues.
Na avaliação do estilista, a singularidade do projeto está na combinação de fatores, como a pesquisa que reúne tendências mundiais – com o olhar direcionado para o mercado brasileiro, e no grupo de gestores em design que acompanha o desenvolvimento de produtos e atua nas áreas criativa, comercial e de comunicação.
Ele conta que, desde setembro, o núcleo de design realizou, ao menos, seis encontros com cada uma das empresas com o objetivo de orientar a criação dos materiais.
“O Conexão é a vitrine do Inspiramais. É o primeiro impacto causado no visitante. Todo esse trabalho busca criar a melhor experiência, organizando e facilitando o processo criativo de quem participa do evento”, explica Rodrigues.
Todos os materiais expostos no espaço estarão disponíveis para comercialização nos estandes das 150 empresas expositoras do Inspiramais.
Será exigido o uso de máscara, disponibilizado álcool em gel 70% e mantido distanciamento. Também será obrigatória a apresentação de carteira de vacinação completa (duas doses) ou teste de PCR atualizado na entrada do evento.
Matéria originalmente publicada na Edição 62 da Radar Magazine (www.radarmagazine.com.br ), pertencente ao Grupo Radar.