A 60ª edição do Salone del Mobile.Milano será realizada na Fiera Milano Rho, de 7 a 12 de junho, celebrando este importante marco através dos principais valores incorporados ao evento: qualidade, inovação, beleza e, agora mais do que nunca, sustentabilidade.
Após dois anos muito difíceis devido à pandemia, durante os quais o supersalone foi organizado, o Salone está olhando para o futuro, consciente de sua longa história.
O objetivo é ambicioso: demonstrar que é possível e crucial voltar a realizar grandes eventos internacionais ao vivo, incorporando sustentabilidade e consciência ambiental na produção de móveis.
“O Salone del Mobile sempre foi um catalisador de criatividade, positividade e energia. Sempre fomos um lugar de diálogo e construção, em Milão e nas edições de Xangai e Moscou. Agora, estamos tão chocados quanto todos com a guerra na Ucrânia e acreditamos ainda mais na importância de ser uma encruzilhada de culturas e estilos abertos ao mundo”, disse Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano.
“É por isso que garantimos que o trabalho dos expositores volte a ser o centro das atenções. O evento funciona como uma tela em branco para todos os seus protagonistas – empresas, marcas e designers – permitindo que projetem suas próprias identidades, promovam seus próprios conteúdos e contem suas próprias histórias. Um ponto de referência para toda a comunidade de design”, acrescentou.
O bem-estar ambiental e social também formam o tema do Design with Nature , a instalação projetada pelo arquiteto Mario Cucinella para o “aniversário” do Salone e localizada no Pavilhão 15 com S.Projeto: 1.400 m2, narrando um ecossistema virtuoso que representará idealmente o futuro de viver em casa.
No geral, os eventos de 2022 envolverão mais de 2.000 expositores. O Salone Internazionale del Mobile, a Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário e o Workplace3.0 oferecerão muitas avenidas estéticas, nas quais os protagonistas são produtos de qualidade e pesquisa.
O evento de junho também contará com as exposições bienais EuroCucina, o evento FTK (Technology For the Kitchen) e a Exposição Internacional de Banheiros.
De regresso após a sua estreia em 2019, o S.Project, a exposição dedicada a produtos de design e soluções de projetos de grande dimensão, vai destacar as linhas de investigação mais significativas em superfícies e soluções que permitirão transferir o design de peças individuais para a de ambientes inteiros.
Mais de 600 jovens designers vão participar na 23ª edição do SaloneSatellite.
O tema deste ano é Designing For Our Future Selves / Progettare per i Nostri Domani. Esta edição nos convidará a refletir sobre o design “inclusivo”, promovendo autonomia, conforto, movimento, usabilidade, interação e segurança para todos.
Após a experiência supersalone, um estimulante programa de Talks agregará ao mix conversas e debates com as figuras mais marcantes do cenário do design contemporâneo.
Um brilhante trio feminino é a curadora do programa: Chiara Alessi, Maria Cristina Didero, Beatrice Leanza e estará tecendo os fios desses encontros, trazendo os seres humanos, o planeta, a beleza e o design de volta aos holofotes.
PELA CIDADE
A 60ª edição do Salone del Mobile.Milano voltará a se aventurar além dos limites da feira e entrar na cidade: a partir de 7 de junho, uma monumental instalação de filme site-specific será apresentada na Sala delle Cariatidi do Palazzo Reale, com base nos 11 valores que sempre estiveram embutidos no DNA do Salone.
Serão exibidos 11 filmes de autor de 11 importantes cineastas italianos, entre eles Francesca Archibugi e Pappi Corsicato.
No espírito de uma abertura cada vez maior ao intercâmbio e à circulação de ideias, cultura e criatividade, a colaboração com a Fundação Teatro alla Scala será renovada.
O Salone abre este ano com um concerto da Filarmónica dirigido por Lorenzo Viotti, seguido de um ballet protagonizado pelo extraordinário Roberto Bolle.
“O Salone é Milão – e sempre será. Poucos eventos são tão capazes de celebrar o saber fazer e fazer as coisas bem como o Salone del Mobile. É por isso que o mundo do design espera, assiste e participa com tanto entusiasmo neste evento”, finalizou o prefeito de Milão, Giuseppe Sala.