O início das obras do novo centro de convenções de Salvador alavancou a procura da capital baiana como destino para congressos. A Salvador Destination já tem 30 eventos previstos para o espaço, alguns aguardando apenas formalização. Dentre os já confirmados estão o Congresso Nacional dos Hotéis (Conotel), agendado para 2020, o XXXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia, em 2021, e o 7º World Trauma Congress, em 2024, que, ao todo, devem reunir mais de 10 mil pessoas, comemorou o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, durante evento promovido pela entidade, na noite da última terça-feira, dia 9, para comemorar o Dia Mundial do Turismo, no Wish Hotel da Bahia.
O interesse despertado pelo novo centro de convenções tem levado o município a acelerar as obras. O prefeito ACM Neto se reúne, no próximo dia 18, em São Paulo, com empresas nacionais e internacionais da área de gestão para discutir o estudo de viabilidade da concessão do equipamento da cidade. O objetivo é colher sugestões para preparar o edital de licitação que vai definir a concessionária do espaço e que deverá ser publicado até novembro, adiantou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, presente na comemoração pelo Dia Mundial do Turismo, que reuniu ainda empresários do trade, autoridades e jornalistas.
A perspectiva da prefeitura é que já em março a concessionária vencedora assuma a gestão do local e acompanhe a finalização das obras. “Independente desta definição, já estamos trabalhando com a Salvador Destination para colocar novamente a cidade como o terceiro destino nacional no turismo de eventos, congressos e convenções”, destacou Tinoco.
Além dos 30 eventos aguardando apenas formalização, a parceria da Salvador Destination e de seus 56 associados com a prefeitura municipal e o Sebrae-Bahia foi responsável por confirmar, nos últimos quatro anos, 81 congressos, num total de 56 mil visitantes, que vão movimentar em 224 mil pernoites a rede hoteleira da capital e promover um incremento na economia local de R$ 269 milhões. “A Salvador Destination é um case de sucesso e os resultados mostram isso”, resume Paulo Gaudenzi, vice-presidente da entidade.