De acordo com a Bloomberg, Irã e Rússia assinaram um acordo para sediar mais eventos e feiras de negócios conjuntas a fim de expandir os laços comerciais e de investimento.
Uma delegação de 70 empresários iranianos e a administração do principal centro de exposições estatal do país se encontraram com colegas russos no Expocentre, em Moscou, na quinta-feira.
O memorando de entendimento foi assinado durante uma reunião entre o diretor administrativo do IIEC, Houman Razdar, e o chefe do Expocenter, Alexey Vyalkin.
Referindo-se ao papel significativo das exposições internacionais entre os dois países na introdução de capacidades e capacidades mútuas, Razdar disse que a troca e alocação mútua de espaço de exposição e colaborações coesas “são as questões mais importantes abordadas neste MOU que serão implementadas em breve”.
Vyalkin, por sua vez, saudou o acordo, dizendo que após este memorando e a partir deste momento será possível testemunhar uma forte presença de empresas iranianas no Complexo Expocenter.
Referindo-se a outras áreas abrangidas pelo MOU, acrescentou: “Além disso, foram alcançados bons acordos no campo das joint ventures e no fornecimento de produtos inovadores e baseados no conhecimento”.
A reunião ocorre quando os EUA e a Europa estão aumentando as sanções à economia da Rússia por causa de sua guerra contra a Ucrânia.
O Irã, um dos países mais fortemente sancionados do mundo, vê Moscou como um importante aliado estratégico.
A Rússia é participante de negociações paralisadas para reviver o acordo nuclear de 2015 das potências mundiais com o Irã, que os EUA abandonaram há quatro anos.
O acordo foi projetado para aliviar as sanções contra Teerã em troca de limites estritos em sua atividade atômica.
Em setembro, Moscou sediará a segunda “Eurasia Expo”, um evento comercial envolvendo Irã, Rússia e outros membros da União Econômica da Eurásia, informou a Bloomberg. O primeiro evento foi em Teerã no ano passado.