Após longos anos de espera, Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, finalmente está prestes a contar com uma estrutura para impulsionar o desenvolvimento da cidade e da região.
Começa nos próximos dias a construção do novo Centro de Eventos, localizado em um dos mais nobres espaços públicos da cidade, o Parque da Oktoberfest.
O protocolo de início das obras foi assinado pela prefeita, Helena Hermany, e pelo vice, Elstor Desbessell, durante a cerimônia de abertura da 36ª Oktoberfest.
A empresa vencedora da licitação, a AZ Construções Ltda, será a responsável por instalar o canteiro de obras para dar início aos trabalhos.
De acordo com o contrato, cujo valor inicial é de R$ 9.821.514,08, a obra deverá estar concluída em um prazo de oito meses.
Durante as intervenções, não será necessária restrição de acesso ao público, o parque permanecerá aberto para uso da comunidade.
De acordo com o projeto arquitetônico, o novo Centro de Eventos terá 7.024,95 metros quadrados entre reforma e ampliação, potencializando o uso de vários prédios e equipamentos existentes no interior do parque.
Serão dois grandes espaços intercomunicáveis para a realização de feiras de grande porte, exposições, shows, palestras, convenções, eventos esportivos, gastronômicos, entre outros.
A edificação será montada entre os pavilhões 2 e 3 do parque, dentro das mais modernas tecnologias como pré-fabricação em concreto, estruturas metálicas e painéis de fechamento industrializados, com características extremamente funcionais e de arquitetura arrojada, visando a otimização de recursos e a rapidez na execução.
O projeto contempla ainda uma série de premissas de cunho socioambiental, como:
– Acessibilidade com uso de rampas e sinalização tátil;
– Iluminação e ventilação naturais;
– Fechamentos laterais e de cobertura com o uso de painéis e telhas termoacústicas;
– Geração de energia através de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura;
– Aproveitamento das águas pluviais para as bacias sanitárias e irrigação do jardim.
Está prevista também a implantação de um potente sistema de ar-condicionado com utilização de energia gerada no próprio local.
Quando não for necessária a climatização, um sistema de grelhas junto às paredes vai proporcionar ventilação cruzada com as aberturas dispostas junto aos sheds na cobertura, garantindo temperatura agradável e permanente renovação de ar nos ambientes internos.
O Centro de Eventos contará com as seguintes dependências: esplanada e cobertura de acesso, hall de entrada, credenciamento/bilheteria, sala de segurança, ambulatório, sanitários masculino e feminino, secretaria, salas administrativas, sala de reuniões, pavilhões de eventos e depósitos.