O setor de barcos encontra-se em crescimento, mas em um patamar diferente. O setor náutico brasileiro possui um dos maiores potenciais do mundo.
Além do clima tropical, são 8.500 km de costa navegável, ao longo de 17 Estados, e um número imenso de rios, lagos, represas e hidrovias que somam mais de 21 mil km de águas navegáveis. E aos poucos o País vai refletindo essas oportunidades e atraindo os olhares de novos e velhos consumidores.
Segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (Acobar), a frota brasileira de embarcações de esporte e recreio acima de 16 pés compreende um conjunto de aproximadamente 70 mil embarcações, entre lanchas e veleiros. Os estaleiros brasileiros especializados na fabricação de embarcações de esporte e recreio oferecem ao mercado uma gama completa de produtos que inclui desde caiaques, pranchas a vela e motos aquáticas até iates de alto luxo, trawlers e veleiros de longo curso, capazes de dar a volta ao mundo.
No mês de outubro, São Paulo será o ponto de encontro dos aficionados em barcos com a realização do São Paulo Boat Show.
Uma imensa variedade de embarcações poderá ser conferida na São Paulo Boat Show 2013, o maior salão náutico indoor da América Latina, que acontece no Transamerica Expo Center. No ano passado, o evento gerou R$ 267 milhões em negócios e recebeu mais de 43 mil visitantes. Este ano o evento contará com 120 expositores nacionais e internacionais distribuídos em uma área de 40 mil metros quadrados.
A feira ocorre estrategicamente em outubro, de olho nos que desejam comprar uma embarcação para o próximo verão. “O setor está passando por um momento difícil — com o PIB baixo do País, dólar alto, ameaça de IPVA — que está refletindo diretamente na náutica.
Mesmo assim temos uma boa expectativa para o evento, com um crescimento de 3%, se o dólar não continuar aumentando no ritmo atual”, afirma Ernani Paciornik, organizador da São Paulo Boat Show.
“É um mercado que por si só cresce pelo ciclo de proprietários de embarcação, que estão aumentando em tamanho de barco. Uma boa notícia para nós, e acredito que para o setor também, é que novos clientes estão aumentando suas consultas para fazer parte do lazer náutico”, afirma Marcio Evangelista, Diretor Comercial da Beneteau. A empresa apresentará durante o evento três lançamentos — que até o fechamento desta edição ainda não podiam ser revelados.
Contudo, Marcio adianta que outros destaques estarão expostos no evento, entre eles a linha Gran Turismo e o Swift Trawler, a linha de Yachts da Monte Carlo Yacht, e as linhas de barcos a vela como os veleiros Oceanis, Sense e os catamarãs Lagoon. “Não há estaleiro no País com uma linha de produtos tão completa como a nossa”, comemora.
E as novidades da São Paulo Boat Show não param por aí. O estaleiro catarinense Schaefer Yachts vai expor pela primeira vez na capital econômica do País seu primeiro iate, o Schaefer 800, de 80 pés de comprimento, e ainda mostrar toda sua extensa linha de produtos.
O jovem estaleiro paulista Arthmarine vai tirar o véu da sua primeira lancha de grande porte, a Arth 415, um barco cabinado de linhas esportivas de 41,5 pés de comprimento. Já a Ventura, um dos grandes estaleiros brasileiros, irá exibir em São Paulo sua nova lancha para passear e esquiar em águas abrigadas, a V210 de 21 pés.
Em termos de equipamento, uma dos destaques será o novo sistema de controle para motores de popa da Mercury, que possibilita manobrar a lancha usando somente um joystick. A Yamaha vai levar seu novo motor de popa quatro tempos de 200 hp, o mais leve da categoria. Já a Volvo Penta vai mostrar pela primeira vez no Brasil seu novíssimo motor de centro-rabeta V8 à gasolina, de 430 hp, que além de compacto atende às normas ambientais mais rigorosas do mundo.
Além da exposição de diversos barcos, o evento contará com o primeiro Fórum dos Oceanos e o lançamento dos automóveis da Mercedes e da Lexus, duas grandes novidades no Espaço dos Desejos.
“Aproximar as pessoas do universo náutico, do luxo, da tecnologia, da beleza e da natureza que o envolvem é a melhor estratégia para cativar. Os eventos do Boat Show são feitos para que todos possam sentir de perto um pouco desse ambiente encantador”, finaliza Ernani.
Serviço:
São Paulo Boat Show 2013
De 17 a 22 de outubro
No Transamerica Expo Center (Rua Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Bairro Santo Amaro, bem próximo à Ponte Transamérica, às margens da Marginal Pinheiros)
Fonte: Matéria originalmente publicada na 16ª edição da Radar Magazine, publicação do Grupo Radar de Comunicação ao qual pertence também o Portal Radar