Nos dias 21, 22 e 23 de junho, aconteceu o 3º São Paulo Coffee Festival, que trouxe para o pavilhão da Bienal mais de 15 mil pessoas, um crescimento de 20% em relação aos anos anteriores.
Com o sucesso da edição, a iniciativa cumpriu seu objetivo de trabalhar como ponte entre produtores, cafeterias, baristas e consumidores finais.
Uma oportunidade de conhecer tendências, produtos e explorar oportunidades, na maior cidade da América Latina. Além de impulsionar o mercado de cafés especiais, que está em ascensão.
Voltado principalmente para o consumidor final e coffee lovers, essa edição do São Paulo Coffee Festival abriu mais espaço para os negócios e relações B2B.
O evento é uma plataforma de ativação e experiência única para marcas de produtores, cafeterias, profissionais de hospitalidade e torrefadores não apenas apresentarem suas colheitas e produtos exclusivos, mas também se conectarem diretamente com um público engajado.
Ao destacar a origem dos grãos, os processos de cultivo e os métodos inovadores de torrefação, o festival educa e cativa os visitantes, promovendo uma compreensão mais profunda e uma apreciação genuína pelo café especial.
A 3ª edição foi repleta de experiências sensoriais cafeinadas, culturais e gastronômicas, como degustações de diversas cafeterias e microtorrefações, atividades interativas, workshops, boa comida e line-up de músicos e artistas inovadores e criativos.
Este ano, foram 130 expositores, em sua maioria de cafés e itens relacionados, como máquinas e acessórios. Além das grandes marcas do mercado cafeeiro, a edição se destacou pela maior presença de pequenos produtores, que fazem o processo completo do grão à xícara.
O evento também apresentou a 8° edição da Copa Barista, campeonato patrocinado por Melitta e apoiado por Storm, Nude, Café Store e Bunn, que premiou os melhores competidores na preparação de espressos, cappuccinos e filtrados.
Hugo Silva, da Sabino Torrefação, foi o grande campeão, ganhando além do troféu, um cheque no valor de R$ 6 mil, um cupom de R$ 500 no e-commerce da Café Store, um método Melitta Amano e brindes da Nude.
Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, Elis Bambil, da Punga Cafés Especiais, e Thiago Sabino, também da Sabino Torrefação.
Outro destaque do festival foi a área A Cozinha. Com patrocínio de 3corações e A Tal da Castanha, e apoio do Senac, foi aqui que convidados produziram conteúdos gastronômicos para destacar a riqueza cultural e comidas que orbitam o universo do café.
Entre os convidados estão Pedro Frade, chef pâtissier da Confeitaria Caramelo, Wanderson Medeiros, chef do restaurante Canto do Picuí, Fernanda Valdívia, da padaria Deli Garage, e Fábio Vieira, chef executivo do Santo Grão.
A Torrefação, espaço apresentado por Orfeu com apoio Carmomaq, também se sobressaiu com a realidade virtual de fazendas de café, possibilitando aprender de forma lúdica sobre a produção da amada bebida.
No final, ainda era possível torrar seus próprios grãos e levar para casa.
Já em O Laboratório, importantes nomes do universo do café comandaram discussões interativas. Aconteceram desde bate-papos sobre métodos de preparo e montagem de uma torrefação até palestras sobre terroirs.
Já na área Sensory Experience, recheada de experiências sensoriais envolvendo os sabores do café e suas harmonizações, se destacou o Workshop com o Campeão Mundial de Brewers 2023, o chileno Carlos Medina.
Ele preparou dois cafés filtrados, utilizando o método japonês Origami, lançado no Brasil durante o SPCF, e destacou as diferenças sensoriais entre cada um, dando dicas de como melhorar a extração.
Para quem buscava aprendizado e conhecimento, as Masterclasses do Senac foram imperdíveis.
A música e a gastronomia também ganharam mais foco nesta edição. O espaço Café & Música, duas cenas que se integram cada vez mais, permitiu ao visitante desfrutar de um café ou drink em um lounge, acompanhado de uma trilha sonora de bandas e DJs.
Já a área externa do pavilhão contou com o Food Stations, que reuniu restaurantes referência da capital paulista e totalmente conectados com a identidade do evento.
Foi possível degustar a gastronomia do Canto do Picuí, Fôrno, Komah, La Peruana, Pita Kebab, Shihoma Deli e T.T. Burger.
O evento também reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade. Em parceria com a Eccaplan Sustentabilidade, recebeu o Selo Evento Neutro por compensar suas emissões de carbono, apoiando, assim, projeto (Terrus Carbon Coffee) de agricultura regenerativa na própria cadeia do café.
Também foi firmada uma colaboração com a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil.
Além disso, o evento organizou o descarte de lixo e trabalhou com material 100% de fonte renovável.
A notícia boa para os apaixonados por café é que o São Paulo Coffee Festival já tem data marcada para o próximo ano. A quarta edição será nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2025.
Crédito da imagem: Agência Ophelia