São Paulo Convention & Visitors Bureau anuncia lançamento de novo aplicativo

Anúncio ABIMAD39

No último dia 20, durante a Equipotel, o São Paulo Convention & Visitors Bureau lançou o aplicativo EMDIACOM Calendário de Eventos. “De qualquer lugar com conexão à internet, seja no computador ou no celular, será possível utilizar as informações do Calendário de Eventos do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) de uma forma mais moderna e intuitiva, personalizada para cada necessidade, iniciando, assim, uma nova forma de prospectar novos negócios”, disse Toni Sando, Presidente Executivo da entidade.

Em coletiva, foi explicado que o novo serviço promete modernizar uma das principais ferramentas do SPCVB. “Mensalmente, as empresas associadas à entidade recebem um pdf do calendário de eventos atualizado, com todos os cadastros. Desta forma, o arquivo já servia como uma ferramenta muito útil para prospecção. Com o lançamento do novo serviço, será possível filtrar por nome, data, local, segmento e mais, além de apresentar quais foram os últimos cadastros realizados”, detalha Toni Sando. O usuário poderá fazer download da sua busca em arquivo de planilha. O serviço disponibilizará também cadastros desde 2004, em um banco de dados de mais de 18 mil eventos.

O acesso poderá ser feito em breve pelo site www.visitesaopaulo.com/calendario ou pelo aplicativo para Android e iOS. Estará disponível na versão free e premium.

Ainda na coletiva, a entidade divulgou a parcial do panorama de eventos de São Paulo. Com a amostra atual, coletada até agosto, com 1.832 eventos cadastrados, Medicina segue como principal segmento dos eventos realizados (38,81%), seguido por Técnico & Científico (13,48%) e Ciência, Tecnologia & Comunicação (13,10%). O mês que se destaca em público é maio, com quase 9 milhões de visitantes dos eventos, enquanto abril, maio e junho foram os meses que mais realizaram eventos, todos com mais de 200 cadastros cada. Paulista & Jardins é a região que se destaca em eventos realizados (33,73% do total). É estimado que, até dezembro, a amostra alcance 2.500 cadastros.

Anúncio

Junto ao panorama, foi apresentado um estudo sobre os finais de semana em São Paulo do primeiro semestre, com análises obtidas a partir de relatórios do Observatório do Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo. “A metrópole dos negócios vem se desenvolvendo também como turismo de lazer. Prova disso é a taxa de ocupação nos hotéis aos finais de semana, que, ano a ano, vem aumentando”, conta Toni Sando.

O estudo mostra que, em 2012, a diferença entre a taxa de ocupação aos finais de semana e a geral no primeiro semestre era de 12,16%; hoje, é de apenas 5,82%. O documento ainda aponta que 2016, salvo a exceção de fevereiro, onde a demanda por lazer é maior devido ao carnaval, é o ano no qual os preços praticados aos finais de semana são os menores dentro do período analisado – 2012 a 2016.

“Isso é resultado de um trabalho conjunto de anos. Seja a hotelaria oferecendo pacotes e preços diferenciados aos finais de semana, seja de projetos como o Bem Receber e o Fique Mais Um Dia, além de toda a exposição que a cidade vem recebendo graças a grandes eventos mundiais”, diz Toni Sando.

Para o próximo ano, Toni Sando revelou que pretende fortalecer a equipe técnica da entidade. “O principal trabalho de um CVB é captar eventos. É a forma mais direta para gerar negócios aos associados e desenvolver a economia como um todo em um destino. Entretanto, é preciso renovar as formas de incrementar os recursos da entidade. Por isso, a frente ‘Visite São Paulo’ também será fortalecida, como forma de aumentar o movimento nos estabelecimentos a gerar renda”, conta.

Como exemplo, Toni Sando cita projetos que iniciaram este ano e que devem permanecer, como o Festival São Paulo é Tudo de Bom, Expomusic Também, e loja do São Paulo é Tudo de Bom, que deve ganhar unidade física, entre outros. “Todo o retorno será direcionado na equipe técnica”, reforça.

A entidade planeja também criar mais comissões de segmentos, hoje, já realizadas com Destinos e Espaço para Eventos. “A ideia é reunir associados de uma mesma área em grupos de trabalho, trazendo à mesa as necessidades e desafios, auxiliando em ações futuras do SPCVB perante o associado”, diz.

 

Fonte: Visite São Paulo