O São Paulo Expo, gerenciado pela multinacional francesa GL events, fechou o primeiro semestre de 2023 com números sólidos que destacam a sua liderança no mercado de eventos e a expressiva retomada do setor.
De janeiro a junho, registrou um crescimento de 35% em relação ao mesmo período de 2022. Foram mais de 35 eventos realizados, mais de 800 horas de conteúdo, 7,5 mil expositores e 900 mil visitantes nos primeiros seis meses deste ano.
A retomada do mercado de eventos pode ser mapeada também no Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT), realizado pela Fecomércio-SP.
O levantamento de maio indica um impulsionamento do turismo corporativo, com uma média de R$ 54 milhões de reais faturados por dia na maior cidade paulistana.
O valor arrecado indica um aumento de 11,6% com relação ao mês de abril e um crescimento expressivo na comparação a maio de 22, com um aumento de 71% de faturamento.
“O setor de eventos foi um dos primeiros a paralisar suas atividades durante a pandemia e um dos últimos a ser reaberto”, destaca o diretor geral do São Paulo Expo, Willians Lopes.
“Esse crescimento contribui diretamente na performance de outros setores como companhias aéreas, hotéis, bares e restaurantes beneficiados com a realização dos eventos”, completa.
O São Paulo Expo recebeu programações de destaque nos seis primeiros meses do ano, e prevê receber mais de 40 eventos até o final do ano.
O segmento de turismo de eventos é uma mola propulsora essencial à economia, responsável por 160 mil empregos no estado e pela ativação de negócios em fábricas de todo o país.
O valor do impacto anual na economia brasileira na geração de resultados para as empresas expositoras dos eventos em São Paulo são da ordem de R$ 305 bilhões, equivalente a 4,6% do PIB Nacional, induzindo o consumo interno e exportações, projetando valor nacional da ordem de R$ 1 trilhão.
Para obter esses resultados, expositores e visitantes aplicam anualmente no setor de eventos de negócios, somente na cidade de São Paulo, cerca de R$ 16,3 bilhões.
NÚMEROS SÃO PAULO EXPO – JAN/23 A JUN/23
– Mais de 35 eventos
– Mais de 800 horas de conteúdo
– 7,5 mil expositores
– 900 mil visitantes
– Aumento de 35% em relação a 2022/1
– 40 eventos ainda em 2023/2