O Projeto Rolha Verde nasceu em 2013, em parceria com a Corticeira Paulista, empresa fabricante de produtos industrializados à base de cortiça.
O objetivo é incentivar a reciclagem da cortiça das rolhas que são descartadas nas tradicionais Wine Trade Fair e Wine Weekend, que acontece anualmente na cidade de São Paulo.
Zoraida Lobato, organizadora de feiras e eventos ligados ao vinho e fundadora do projeto, comenta um pouco mais sobre a iniciativa.
“O objetivo do Rolha Verde é promover uma maior conscientização em relação às emissões de CO2 e ao desenvolvimento sustentável”, explica.
“Todo ano, cerca de 30 mil rolhas em média são recolhidas nesses eventos e enviadas para reciclagem”, completa a executiva.
A Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair, que acontece neste ano entre os dias 18 e 20 de abril, no Anhembi afirma que foi pioneira no compromisso com o Carbono Zero.
“Mesmo antes da criação do projeto, já havia a preocupação de diminuir a emissão de gás carbônico durante esses eventos”, reforça Zoraida.
“Começou com o recolhimento das garrafas dos vinhos para reciclagem e daí nasceu a ideia de fazer o mesmo com as rolhas. Hoje, temos a certificação de sermos um evento neutro”, acrescenta.
Além da parceria com a Corticeira Paulista, o projeto destina parte das rolhas coletadas às oficinas de arte para crianças da UMAPAZ, Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz, do Parque do Ibirapuera, São Paulo.
Promovida pela Market Press Eventos, a Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair, traz esse ano para a mesa de discussão temas, como conectividade e gestão entre negócios e pessoas, reunindo em um mesmo espaço o agronegócio até o produto final.
Serviço:
Data: 18 a 20 de abril de 2023
Horário: 14h às 20h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Site e inscrições: www.winetradefair.com.br | www.cachacatradefair.com.br