São Paulo Oktoberfest estabelece parcerias inéditas com a Oktoberfest da Alemanha

Anúncio ABIMAD39

A IMM – Esporte e Entretenimento, empresa organizadora da São Paulo Oktoberfest, deu os primeiros passos no estabelecimento de uma parceria inédita.

Ela acontece junto a autoridades do Estado da Baviera e com a Prefeitura de Munique, que organiza a mais tradicional Oktoberfest da Alemanha.

O acordo representará um marco histórico que fortalecerá os laços culturais e turísticos entre São Paulo e a Baviera, promovendo uma colaboração efetiva entre as duas celebrações da cultura alemã.

A novidade vem após uma série de reuniões realizadas na última semana na sede do Governo da Baviera, em Munique, envolvendo:

Anúncio

– O Presidente da São Paulo Oktoberfest, Walter Cavalheiro Filho, sócio da IMM, acompanhado pelo embaixador da São Paulo Oktoberfest na Alemanha, Philipp Schiemer;

– Claudia Bärmann Bernard, diretora da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e Representante do Estado da Baviera no Brasil;

– Fernando Fritz, chefe do escritório da InvestSP na Europa, encaminhou acordos com autoridades locais e organizadores da Oktoberfest de Munique.

Em um encontro na prefeitura de Munique, responsável pela Oktoberfest local, reconheceu a qualidade e a similaridade do conceito da São Paulo Oktoberfest programada para este ano.

“Ambos os festivais estão comprometidos em promover ativamente um ao outro, ampliando o alcance e a visibilidade de seus eventos e promovendo uma compreensão mais profunda da cultura alemã e também o turismo nos dois lados do Atlântico”, afirma Walter Cavalheiro.

Vale lembrar que a São Paulo Oktoberfest faz parte do calendário oficial dos maiores eventos de entretenimento e lazer de São Paulo.

Para outubro deste ano, o Governo da Baviera está organizando uma delegação composta por autoridades, empresários e representantes da comunidade do Estado da Baviera que, em sua programação, também contempla a participação na abertura oficial da São Paulo Oktoberfest.

A delegação política-empresarial visa explorar oportunidades de negócios nos setores de biotecnologia ambiental, engenharia mecânica, tecnologia ambiental, tecnologia energética e economia do hidrogênio.

O Vice-Ministro do Ministério da Economia, Desenvolvimento Regional e Energia da Baviera, Tobias Gotthardt, confirmou sua participação na delegação e pretende participar da cerimônia de abertura oficial da São Paulo Oktoberfest, reforçando os laços entre a Baviera e o Brasil.

COOPERAÇÃO

A cooperação entre ambos os festivais abordará diversos aspectos para fortalecer os laços culturais e turísticos entre a Baviera e São Paulo.

Isso inclui o estabelecimento de um acordo oficial para promover experiências culturais e turísticas nos festivais, visando impulsionar o relacionamento entre os dois estados.

A Baviera será integrada às celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, com destaque para Munique como um renomado destino turístico internacional.

A Oktoberfest de Munique oferecerá apoio institucional à São Paulo Oktoberfest, fortalecendo sua posição como evento de destaque internacional.

Também deverá haver uma troca de atrações culturais entre os festivais, enriquecendo a experiência dos participantes e promovendo uma compreensão mais profunda da cultura alemã.

Ambos os organizadores se comprometerão a promover ativamente um ao outro, ampliando o alcance e a visibilidade de ambos os eventos.

Além disso, como parte da parceria, será discutido o apoio ao festival de arte e cultura alemã em Campos do Jordão em outubro de 2025, conhecido por sua arquitetura e atmosfera encantadora.

Para a construção destas parcerias internacionais, a São Paulo Oktoberfest contou com o apoio da InvestSP, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo.

A edição deste ano da São Paulo Oktoberfest acontecerá de 10 a 20 de outubro em um novo cenário, seguindo o conceito original do festival de Munique. (leia aqui)

Ela acontecerá pela primeira vez no Parque Villa Lobos, um dos preferidos pela população paulistana, por oferecer uma das melhores infraestruturas e uma localização privilegiada.

Crédito da imagem: StMWi/ E. Neureuther