No dia 27 de maio de 2023 será comemorado o DME – Dia da Mobilidade Elétrica em São Paulo, evento que chega à sua 7ª edição e promete agitar a capital paulista.
O DME visa estimular o debate e difundir os benefícios da eletrificação na mobilidade urbana, por meio de veículos HEV (híbridos), PHEV (híbridos plug-in) e BEV (totalmente elétricos).
Também traz componentes e infraestrutura, incluindo tecnologias e serviços, com a presença dos principais fornecedores de eletromobilidade do Brasil.
O evento oferece aos visitantes a possibilidade de testar veículos (incluindo um Tesla Model Y), conhecer sistemas de carregamento e serviços de compartilhamento.
O DME conta ainda com apresentações musicais e de entretenimento, praça de alimentação e espaço kids.
A cidade de São Paulo planeja ter, até o fim de 2024, uma frota de 2,6 mil ônibus elétricos. Curitiba e Cascavel, no Paraná, também já incluíram os ônibus elétricos como base de sua mobilidade urbana.
“Em Santa Catarina, a região do Vale do Itajaí conta com um projeto que interligará 11 municípios com ônibus 100% elétricos”, afirma Ricardo Guggisberg, Presidente do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável e da MES Eventos organizadora do DME.
De olho neste mercado, a Eletra, que será uma das expositoras do DME, garante estar pronta para abastecer não só o mercado nacional como dos países vizinhos.
“Estamos preparados para atender à demanda por eletrificação de frotas de qualquer cidade brasileira ou latino-americana”, afirma Milena Romano, presidente da empresa, que disponibilizará dois veículos para o deslocamento dos visitantes na carreata do DME.
“O Dia da Mobilidade Elétrica é uma grande oportunidade para mostrar ao público a melhor tecnologia de ônibus elétricos do Brasil”, destaca Milena.
Outro segmento com grande potencial de crescimento na visão de Guggisberg é o de veículos comerciais, especialmente, utilitários e motocicletas usados para entrega de mercadorias.
“A utilização de veículos elétricos, nos serviços de entrega, tem um forte apelo ESG, estando, ainda, em linha com o desenvolvimento de cidades menos poluídas e mais silenciosas”, afirma.
“Além disso, o custo de km rodado e de propriedade dos veículos comerciais elétricos é muito mais baixo do que o de um similar à combustão”, completa.
Um dos exemplos das possibilidades de uso de elétricos no transporte de mercadorias é o Tuk Tuk Saúva Baú, da Cicloway, empresa que também é expositora do DME.
PROGRAMAÇÃO DO DIA DA MOBILIDADE ELÉTRICA EM SÃO PAULO
9h: ABERTURA OFICIAL – PARTICIPAÇÃO DE AUTORIDADES POLÍTICAS E SETORIAIS
Concentração na Rua Treze de Maio (altura do número 1642), na Bela Vista (para quem quiser participar com seus veículos elétricos – ou para quem quiser percorrer o trajeto em ônibus elétrico, disponibilizado pela Eletra).
10h: Saída da carreata gratuita, com destino à Praça Charles Miller, no Pacaembu, com expectativa de chegada às 12h.
12h às 17h: Na Praça Charles Miller, haverá diversas atrações para o público:
– test drive/ride, exibição de veículos, tecnologias agregadas, food trucks, apresentações artísticas e espaço kids.
Ingresso social (na Praça Charles Miller): 1kg de alimento não-perecível.
SERVIÇO: 27/05/2023, a partir das 9h – Rua Treze de Maio.