A cidade de São Paulo irá sediar, em 2024, o Congresso Mundial do ICLEI. A rede ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) – organização internacional de alto nível que conta com mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável.
O congresso tem o objetivo de promover novas visões e estratégias relativas ao avanço e à realização de ações locais para a sustentabilidade global.
Desde sua fundação na cidade de Nova Iorque, EUA, em 1990, o Congresso Mundial do ICLEI é uma oportunidade para a rede e seus parceiros se unirem e delinearem o futuro da sustentabilidade em áreas urbanas em todo o mundo.
A última edição do Congresso Mundial do ICLEI ocorreu entre os dias 11 e 13 de maio de 2022 e foi sediado pela cidade de Malmö, Suécia.
A programação foi dividida em diálogos de alto-nível, workshops temáticos e visitas técnicas a algumas das iniciativas de sustentabilidade da cidade anfitriã.
São Paulo foi convidada a participar como palestrante da sessão “Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Cidades”.
Nesta palestra pôde compartilhar sobre a trajetória de referência da cidade sobre a temática, incluindo a Agenda Municipal 2030, a Comissão ODS e a Virada ODS.
VIRADA ODS 2023
A Secretaria Municipal de Relações Internacionais, juntamente com a Secretaria Municipal de Gestão já formularam o Grupo de Trabalho Intersecretarial para II edição da Virada ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Este ano, o evento acontece nos dias 15 a 18 de junho em dois pontos: o Theatro Municipal e a Praça das Artes.
A secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e a secretária de Gestão, Marcela Arruda, apontam importância da divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a população.
“A Virada ODS representa uma um verdadeiro holofote para as principais realizações da gestão no combate das desigualdades sociais e no respeito ao meio ambiente”, comenta Suplicy.
“Por isso, a Virada ODS é um evento transversal, que tem a ver com os programas desenvolvidos por todas as secretarias”, completa.
Órgãos públicos como a SPTrans, a Uma Paz e as secretarias municipais da Educação, do Verde, da Pessoa com Deficiência e da Urbanismo e Licenciamento já anunciaram programas sociais da gestão Ricardo Nunes que serão destacadas na Virada.
Na primeira edição, em 2022, 25 mil pessoas estavam presentes na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo, para acompanhar o evento.