Na 53ª sessão do Conselho Executivo da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), presidida pela Secretária-Geral da organização, Almudena Maíllo, e realizada em Santo Domingo, República Dominicana, a rede de cidades concordou com a proposta feita pelo Prefeito Ricardo Nunes sobre São Paulo sediar – pela primeira vez – a XX Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas em 2023.
A Assembleia Geral da UCCI é um fórum político que reúne autoridades e representantes de capitais e grandes cidades da Ibero-América, a fim de discutir questões estratégicas da organização, como por exemplo, eleição para cargos na estrutura da rede.
A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) ficou responsável pela definição da data do evento e conciliação das agendas dos prefeitos participantes da assembleia.
Na XIX Assembleia Geral, em 2021, sediada em Madri, a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, representou a cidade de São Paulo, que ganhou o título de Capital Verde Ibero-americana 2022.
Outro destaque foi a conquista da presidência do Comitê Setorial de Cidades Sustentáveis e Resilientes da UCCI, cargo que convida as cidades participantes a debaterem sobre o tema.
“São Paulo vem crescendo em visibilidade nas últimas reuniões e encontros de redes mundiais, no pós-pandemia. A vocação da nossa Capital, como uma das maiores cidades do mundo, a maior da América e do Brasil, é ser vanguarda e exemplo em frentes como o enfrentamento das mudanças climáticas, a pauta mais urgente na atualidade”, disse Marta.
“Isso junto com o combate ao racismo e o acolhimento de refugiados; também, o enfrentamento à pobreza. Receber a XX Assembleia Geral da UCCI é, portanto, estratégico no posicionamento da nossa cidade na paradiplomacia”, completou.
A Secretaria Geral da organização demonstra sua satisfação de ter São Paulo como próxima sede do fórum, e declara que estão conscientes da dedicação e compromisso da prefeitura da cidade, bem como do trabalho que é desenvolvido junto à União das Cidades Capitais Ibero-Americanas.
Foto: André Godoy